Coreme é parceiro da Prefeitura na luta contra a dengue em Corumbá

A secretária Municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, se reuniu com o Conselho Regional de Ministros Evangélicos/Coreme, na manhã dessa quarta-feira, 02, com o objetivo de unir forças no combate à dengue e outras doenças na cidade. O encontro, que reuniu líderes de diferentes denominações, formalizou a participação dos pastores nas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Corumbá, em prol da comunidade corumbaense.

 

Dinaci acredita no poder de mobilização da igreja dentro das comunidades. “A gente precisa dos senhores, pois são vocês que levam a palavra e são ouvidos por muitos e muitos cidadãos corumbaenses” observou a secretária, acrescentando que saúde pública só é possível com a união de todos. “O SUS só avançou a partir do envolvimento da sociedade brasileira”, acrescentou.

 

A secretária explicou que o Sistema Único de Saúde é um sistema complexo. “A gente leva atendimento para 90% da população e 25% desse público tem plano de saúde. Mas quando precisa da alta complexidade é o SUS que garante atendimento. Aí, chega 98% da população brasileira que usa o SUS para os procedimentos de alta complexidade”, explicou, dizendo que, embora a sociedade que está de fora não entenda, o SUS avançou.

 

Ainda durante o encontro, a secretária de Saúde apresentou os dados mais recentes sobre a dengue e outras doenças, reforçando que a maior incidência de infestação está justamente no interior das residências, o que deixa o setor de saúde pública preocupado. “Nós fizemos um arrastão, os moradores foram orientados a eliminar do interior de suas residências, pequenos depósitos móveis, vasos e pratos de plantas, bem como lixo diverso, como recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos. Tudo isso é apropriado para proliferação do mosquito da dengue, além de outras doenças”, explicou a secretária.

 

A responsável pela saúde no Município ainda anunciou que em breve Corumbá receberá um Pronto Socorro totalmente reformado. “Nós já temos recursos para isso e ele será reestruturado, digno para um atendimento de qualidade, incluindo entre muitos serviços, o de tomografia”, comentou a secretaria, enfatizando a importância de realizar uma gestão transparente. “Com o apoio de vocês, nós vamos melhorar”, reforçou.

 

Para o líder do Coreme, pastor da Primeira Igreja Batista de Corumbá, Altair Ribeiro, parceria é fundamental. “A gente quer ser parceiro e ajudar naquilo que for possível e necessário. Estamos aqui para servir e divulgar as ações da Prefeitura junto à comunidade”, disse, acrescentando que as igrejas evangélicas estão de portas abertas e prontas, para ajudar no desenvolvimento da cidade Corumbá. 

 

“Qualquer ação no nível de conselho, você pode passar pra gente que nós vamos divulgar. Temos condições de contribuir. Nós e toda comunidade evangélica temos fé que tudo vai dar certo. Seremos multiplicadores dessas e muitas ações da Secretaria de Saúde”, completou.