Conferência vai discutir a saúde do trabalhador; abertura será na sexta

A 1ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora será aberta nesta sexta-feira, 11, às 08 horas, em Corumbá. Serão dois dias de intenso debate voltado para a implementação da Política Nacional de Saúde. O evento acontece no anfiteatro Salomão Baruki, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://cistms.wix.com/saude#!macro-corumb/c205i.

 

A conferência está sendo organizada pelo pelo Conselho Municipal da Saúde, em parceria com as prefeituras de Corumbá e Ladário, por meio de suas secretarias de saúde.

 

O programa contará com uma palestra inicial sobre “Política Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, ministrada pela secretária de Saúde Dinaci Ranzi, de Corumbá, e pelo secretário Cleber Colleone, de Ladário.

 

Logo em seguida, para debater sobre o tema central da conferência: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e todas é dever do Estado”, os conferencistas receberão um parecer sobre o tema, com o Ministério Público e Procuradoria Regional do Trabalho, da 24ª Região de Mato Grosso do Sul.

 

Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos Municípios e no estado e o Plano Municipal de Saúde do Trabalhador, são os três sub eixos da pauta de discussão.

 

Durante os dois dias de encontro, os grupos dos sub eixos serão divididos em três, para receber orientações dos especialistas em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, que estarão inseridos para interagir nos debates.