Conferência de Proteção e Defesa Civil será nesta quinta-feira em Corumbá

“Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional” é o tema da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil (CMPDC), que acontece nesta quinta-feira, 10, em Corumbá. A realização vai permitir avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas sobre o tema.

 

A Conferência acontece das 08 horas às 17h30 no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gomez, e é uma realização da Prefeitura de Corumbá. É preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional.

 

A Conferência servirá também para avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012; propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC);

 

Outro objetivo da ação é fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC). A 2ª CMPDC encaminhará propostas e elegerá os delegados para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 

A abertura contará com uma palestra magna sobre o tema “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Logo em seguida, serão formados os grupos de trabalhos que discutirão e formularão princípios e diretrizes dentro dos eixos temáticos propostos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

 

Os eixos temáticos que nortearão os trabalhos são Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

 

O presidente da Comissão Organizadora da Conferência, gerente municipal de Defesa Civil, Isaque do Nascimento, ressalta sobre a importância da participação de representantes das três esferas governamentais, bem como da comunidade empresarial, dos conselhos profissionais, da comunidade científica, da classe estudantil, entre outros organismos. “É precisam que todos atendam a esse chamamento e venham participar desse amplo debate, acerca das políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil, introduzindo e propondo uma mudança de cultura na forma de como lidar com a questão dos desastres, valorizando mais a prevenção e a proteção, do que as ações de resposta aos desastres”, reforçou.

 

As inscrições online continuam abertas no Portal da Prefeitura e podem ser feitas também no balcão do Centro de Convenções até momentos antes da abertura. A ficha de inscrição pode ser acessada no link abaixo e, após preenchida, deve ser encaminhada para o endereço eletrônico 2conferenciadefesacivil@gmail.com

 

http://www.corumba.ms.gov.br/noticias/2-conferencia-municipal-de-protecao-e-defesa-civil-acontece-dia-10-de-abril/16039/