Alunos da REME vivenciarão arte modernista com exposição no SESC

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá terão a oportunidade de se envolverem de forma mais intensa com a obra do artista plástica modernista Lasar Segall graças a uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal e o SESC Corumbá, entidade que trará para a cidade, a partir do dia 09 de abril, uma exposição com dezenas de obras do artista.

 

As atividades voltadas aos estudantes prevêem uma experiência diferenciada do grande público da exposição, pois disponibilizará visitas mediadas e oficinas práticas e teóricas sobre o conjunto da obra de Lasar Segall.

 

No dia 08 de abril, véspera da abertura da exposição, o SESC realizará uma capacitação com os professores, tendo como objetivo realizar uma mediação entre a obra e os educadores, facilitando assim as oficinas que serão ministradas para os alunos.

 

A exposição trará trabalhos reimpressos a partir de matrizes originais do Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo. São peças feitas através de gravura, técnica manual de impressão, com a qual a madeira, a pedra, o linóleo e o metal são utilizados como matrizes. O artista grava imagens na matriz fazendo cortes ou sulcos, com ferramentas cortantes, tais como as goivas e os buris. Sobre a matriz, o artista passa tinta e depois imprime a imagem em um papel, que sai invertida. Pode-se tirar várias cópias iguais, obtendo assim uma tiragem. A característica mais importante da gravura é a de não ser uma obra única, pois pode ter múltiplas cópias.

Sobre o artista

Segall nasceu na Lituânia, mas foi no Brasil, na década de 20, quando o movimento artístico nacional enveredou-se numa nova ideologia, é que Lasar definitivamente se instala no país e passa a ser referência para o Modernismo, atuando como um contraponto alemão às influências francesas.

 

Ele acreditava que a gravura deveria reproduzir formas chapadas, com muitos contrastes entre o preto e o branco. Ao tirar cópias de suas matrizes de madeira, carregava nas tintas, cobrindo totalmente as partes altas da placa. O resultado deveria mostrar o essencial, como um folheto de cordel. As gravuras com o tema da emigração enfocam a viagem de navio e a chegada à nova terra. Nestas gravuras em metal, Segall utiliza-se de linhas mais suaves e sinuosas para retratar o mar, as gaivotas e as curvas do navio. Saiba mais sobre o artista, acessando o site: www.museusegall.org.br.

Serviço

 

“A Gravura de Lasar Segal – Poesia da Linha e do Corte”

 

Data: de 09 de abril a 30 de junho

Local: rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral (SESC Corumbá)

Entrada: gratuita

Informações: (67) 9828-5886 ou (67) 9677-7700

(Com informações da Assessoria de Comunicação do SESC)