Prêmio Mulher Heloisa Urt marca a semana em que Corumbá comemora a mulher

Quatro mulheres e um homem receberam na noite de ontem, segunda-feira, o Prêmio Mulher Heloisa Urt, instituído em 2013 pelo prefeito Paulo Duarte para comemorar a Semana da Mulher. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e foram premiadas a artista plástica Izulina Xavier; a fundadora da Apae, Odilza Miranda de Barros; a líder comunitária Ivone Torres; a bióloga Fátima Seher, e o contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

 

O prêmio, em homenagem à ativista política e cultural, Heloísa Urt, falecida em 2011, trabalhou nas categorias Desenvolvimento Cultural, Cidadania, Personalidade de 2013 e Sensibilidade de Gênero.

 

Durante a solenidade, o prefeito Paulo Duarte falou da amiga Helô, que fez parte de sua trajetória política. “É uma homenagem que vamos prestar por toda a vida. Queremos eternizar o nome da Helô como um símbolo para as mulheres, um símbolo de dignidade, cidadania, uma pessoa muito solidária que tirava de si para dar aos outros. Ela é uma referência de mulher”, destacou emocionado o Chefe do Executivo corumbaense.

 

O prefeito ainda falou do privilégio que teve em demonstrar em vida toda sua admiração, reconhecimento e amor por Heloisa Urt. “Eu sou muito grato a Helô e sempre disse isso pra ela em vida. Ela sempre soube do meu amor e admiração”, destacou. “As virtudes que ela tinha de sobra, como generosidade, solidariedade e sinceridade, são justamente aquelas que mais fazem falta a esse mundo em que vivemos”, completou o prefeito.

 

Premiados

 

“É uma honra receber esse prêmio e acho digno que ele receba o nome dela”, falou a artista plástica Izulina Xavier, uma das homenageadas da noite e que se destacou por sua contribuição cultural para Corumbá.

 

Na categoria Cidadania, Mena de Barros de Costa Marques, recebeu o prêmio em homenagem à sua mãe, Odilza Miranda de Barros, fundadora da Apae. “É um reconhecimento aos meus pais que fundaram a APAE. Eles fizeram tudo com muito amor, carinho e muita dedicação”, falou.

 

Conhecida como Dona Ivone da Cervejaria, a líder comunitária Ivone Torres, recebeu o prêmio Personalidade 2013. “É uma honra receber essa premiação. A Helô era uma pessoa muito especial para mim e sempre me ajudou muito”, declarou Ivone de 71 anos.

 

Para bióloga Fátima Seher, homenageada na categoria Meio Ambiente, esse reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe. “É o resultado de uma ação em conjunto, feita por apaixonados que querem mudar uma realidade, fazendo com que as pessoas se sintam parte do meio ambiente e entendendo que a conservação do mesmo está intrinsecamente relacionada à justiça socioambiental”, explicou a bióloga.

 

Único homem a ser homenageado na noite, o contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, recebeu homenagem na categoria Sensibilidade de Gênero. “A grandiosidade não está no ato de fazer uma reforma, está no amor naquilo que nós fazemos, então cada ação que me solicitaram, foi feita com amor, pensando nas mulheres corumbaenses e ladarenses”, frisou o homenageado, que se destacou pelos trabalhos feitos para a melhoria de vários espaços de Corumbá, como a reforma do presídio feminino.

 

A premiação contou com a apresentação da banda municipal de música Manoel Florêncio, das pastorinhas e do grupo de frevo, grandes paixões de Helô.

 

Heloísa Urt

 

Ladarense e com uma personalidade marcante, Helô era conhecida pelo jeito autêntico de expor suas opiniões e defender seus pontos de vista. À frente da Fundação de Cultura do Pantanal, ela foi a responsável por trazer de volta os carnavais antigos com a descida dos corsos, blocos das pastorinhas e frevo para a avenida General Rondon. Em 2006, ela idealizou o bloco Sandálias de Frei Mariano, que passou a abrir o carnaval de Corumbá na noite de quarta-feira.

 

Na época também foram criados a Noite da Seresta, o projeto Pôr do Som e demais ações em prol da cultura local como a volta do uso do Jardim da Independência em datas festivas como o aniversário da cidade e Natal. Como gestora da cultura local, ela também contribuiu para a organização do Arraial do Banho de São João ao cadastrar as famílias que promovem os festejos na cidade.

 

Programação

 

Além da entrega do prêmio, a programação prevê ainda para esta terça-feira, 11, uma comemoração dos alunos que participam do projeto Maria da Penha visita sua escola. O encontro será realizado na escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida. Às 14 horas, oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres Rurais, no assentamento Paiolzinho. Já a partir das 15 horas, atividade cultural no CRAS I e projeto Galera Bom de Papo: Exibição Tela Verde, no Moinho Cultural.  À noite, 19 horas, sessão solene na câmara de vereadores, em homenagem às mulheres.

 

Na quarta-feira, 12, nos horários de 07h30 e 13h30, será realizada uma confecção de lembranças, no CRAS I. A atividade é voltada para crianças e adolescentes. Já a partir das 09 horas, entrega de flores pelos alunos do Projovem do CRAS III. A atividade será realizada durante a feira livre do bairro Dom Bosco. E nesse mesmo horário, oficina de Empoderamento das Mulheres Rurais, no Porto da Manga. Já a partir das 14 horas, acontece uma tarde de homenagem e lazer para as mulheres do Centro de Convivência dos Idosos.

 

Na quinta-feira, 13, a programação segue para Porto Esperança e Assentamento Taquaral, nos horários de 10 e 14 horas, respectivamente, com a oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres. Também às 14 horas, uma palestra sobre o direito da consumidora, no CRAS I. No horário de 15 horas, acontece uma palestra sobre “Direitos, Deveres e a importância da Mulher na Sociedade Atual”, no CRAS III e uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres, no CRAS IV.

 

Na sexta-feira, 14, será realizado o lançamento da campanha de vacinação Anti-HPV, no auditório da Prefeitura de Corumbá, às 08h30.  A partir das 09 horas, acontece uma oficina de Autoestima e Empoderamento das Mulheres, no assentamento Urucum. Neste mesmo horário, será oferecida uma aula de ginástica e dança para as mulheres do CRAS I.

 

Para sábado, 15, a programação reserva uma manhã de valorização, cultura e lazer das mulheres rurais. A atividade acontece no Distrito de Albuquerque, a partir das 09 horas. No período da tarde, 16h30, Passeio Ciclístico em homenagem as mulheres. O local de partida será no Ginásio Poliesportivo, sede da Fundação de Esporte de Corumbá (FUNEC).

 

A programação será encerrada domingo, dia 16, com a I Regata Feminina de Canoinhas, no Porto Geral, a partir das 08 horas, e às 19 horas, uma missa em ação de graças para as mulheres, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.