Prefeitura leva recapeamento asfáltico para os bairros de Corumbá

Com 46 quadras já recapeadas, a Prefeitura de Corumbá está levando o programa de melhorias das vias urbanas para os bairros da cidade. Os primeiros atendidos estão sendo o Dom Bosco e o Generoso. Nos próximos dias, a benfeitoria deverá chegar à parte alta da cidade, especialmente na Rua Cyríaco de Toledo, da Popular Nova até o conjunto do Guanã, ao lado da Escola Municipal Clio Proença.

 

No último final de semana os serviços estavam concentrados na Rua Marechal Deodoro, no Bairro Dom Bosco, mas que vai beneficiar diretamente a comunidade do Generoso, por ser a principal via de acesso ao bairro. E não se trata de um simples recapeamento. A exemplo do que acontece nas principais vias do centro, a Prefeitura está removendo o pavimento antigo, cuja vida útil já está ultrapassada, implantando um novo asfalto, o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

 

“Iniciamos este programa pelo centro da cidade para melhorar as condições de tráfego. Agora, estamos chegando aos bairros da cidade. A ideia é recuperar as vias com grande fluxo de tráfego, inclusive nos bairros, como já está ocorrendo na Marechal Deodoro”, explicou o prefeito Paulo Duarte.

 

Até o momento, a Prefeitura já implantou o novo pavimento em 46 quadras da área urbana. São 13 quadras na América e Rio Branco; cinco na 21 de Setembro, seis na Major Gama; três na Antônio Maria Coelho; 13 na Colombo (incluindo Afonso Pena, prolongamento), e duas já na Marechal Deodoro. Somente no centro, da primeira etapa, restam ainda pavimentar quatro quadras, uma na América e três nas Colombo (inclusive a que dá acesso ao Pronto Socorro), além do viaduto da 13 de Junho.

 

“Estamos preparando para iniciar a pavimentação de todo o trecho da Cyríaco de Toledo, da Popular Nova até o Guanã. Isto vai acontecer tão logo os moradores concluam a ligação de esgoto de suas casas à rede coletora implantada pela Sanesul. É um serviço de extrema importância, pois vai melhorar as condições de tráfego de uma das principais vias da parte alta”, explicou Duarte.

 

O pavimento vai ser entre as ruas Paraná, na Popular Nova, e J. B. A. Couto, no Guanã II. A implantação foi uma decisão do prefeito que incluiu o trecho na primeira etapa do programa de recapeamento das principais vias urbanas da cidade com recursos próprios. Segundo o Chefe do Executivo, a inclusão dessa rua se deve ao fato de ser uma das principais da parte alta da cidade, com intenso tráfego de veículos, e por ser também linha de ônibus.

 

A Cyríaco, em toda sua extensão, está com o pavimento bastante deteriorado, com vida útil já vencida. A intenção da Prefeitura é implantar o novo pavimento. Mas para isso, é preciso corrigir o problema de despejo de água servida na via, com a execução da ligação domiciliar de esgoto à rede coletora já implantada pela Sanesul em todo o trecho.

 

O despejo de água servida causa sérios danos ao pavimento asfáltico por conter produtos químicos. “De nada adianta a Prefeitura investir recursos oriundos dos impostos que a própria população paga, recapeando uma rua importante e, em seguida, ser danificada em virtude do despejo de água servida”, reforçou o prefeito.

 

O recapeamento da Cyríaco vai cortar os bairros Popular Nova, Guarani, Nova Corumbá, Kadwéus e os conjuntos Guanã I e II. Faz parte da primeira etapa do programa iniciado no final de 2013 e que está atendendo o centro com retirada do pavimento antigo e aplicação do CBUQ, um material mais resistente e que aumenta a vida útil do pavimento.