Prefeitura inicia revisão do Cadastro Único e da Bolsa Família em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá iniciou a revisão do Cadastro Único e da Bolsa Família, visando atualizar as informações das famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e vai até o mês de dezembro de 2014.

 

A ação tem como principal objetivo viabilizar o Cadastro Único Funcional, além de identificar novas famílias com perfil para os programas sociais do Governo.

 

Esta semana, a equipe da Assistência Social cadastrou as famílias  que trabalham com materiais recicláveis no aterro sanitário da cidade. “Com essas ações queremos identificar corretamente, todas as famílias que pertencem a povos e comunidades tradicionais ou grupos específicos da população, família indígena, quilombola, extrativista, população em situação de rua, catadores, entre outras situações”, explicou a coordenadora do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Noélia Carvalho Virgínio da Silva.

 

Conforme ela, o cadastramento viabilizará a definição de ações mais efetivas na superação da pobreza e também de extrema pobreza vivida por estas famílias. “O Cadastro Único é um instrumento fundamental para subsidiar a elaboração de políticas públicas para a superação da pobreza e da extrema pobreza em Corumbá”, completou Noélia.

 

Para o presidente da Associação de Catadores de Recicláveis Vale da Esperança, Samuel Araújo Moraes, 27 anos, a presença da equipe da Assistência Social no local de trabalho deles foi importante. “Com eles fazendo este trabalho aqui dentro, evita que a gente perca um dia de trabalho, de ganha pão, já que se não fosse assim, teríamos que ir até o centro, para fazer o cadastramento”, comentou.

 

A secretária Andréa Ulle informou que uma nova visita ao aterro sanitário, localizado na entrada do assentamento Taquaral, já está agendada, para conclusão do levantamento de informações visando o Cadastro Único Funcional.