Prefeitura implanta duas academias da saúde e atende dez bairros da cidade

A Prefeitura de Corumbá está implantando duas academias da saúde que vão atender comunidades de dez bairros da área urbana. Os prédios estão em fase de conclusão e integram uma parceria do Município com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, responsável pelo lançamento do programa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As duas academias estão sendo construídas nos bairros Cristo Redentor e Arthur Marinho. A primeira vai ser responsável pelo atendimento moradores da Nova Corumbá, Vitória Régia, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e do próprio Cristo. Já a do Arthur Marinho, que está sendo implantada ao lado do estádio do mesmo nome, vai atender também as comunidades do Dom Bosco, Generoso, Aeroporto e Cervejaria.

 

O programa está cargo da Secretaria de Saúde e vai contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação dos dois polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, e modos de vida saudáveis.

 

Com a conclusão das duas obras, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, contará com espaços para desenvolvimento práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão, como também mobilização da comunidade.

 

As academias

 

A Academia da Saúde do Bairro Arthur Marinho está sendo implantada ao lado do estádio. Está classificada na modalidade intermediária. Trata-se de um espaço de vivência com estrutura de apoio; área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro); e espaço multiuso; deposito; sanitários masculino e feminino adaptados; além de área de acessos, circulação e paisagismo. A obra contará com 312 metros quadrados de área e está orçada em R$ 142.212,93, recursos oriundos do Governo Federal e do Município.

 

Já a do Cristo Redentor é a ampliada e no local os investimentos somam R$ 216.371,45, também oriundos do Governo Federal e do Município. Será dotada também de área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro, só quem quantidades maiores); espaço de vivência e estrutura de apoio; ambiente para orientação; depósito; sanitários masculino e feminino; copa; espaço multiuso; área de acessos, circulação e paisagismo. Terá um total de 550 metros quadrados de área.