Na semana da Mulher, Prefeitura lança campanha contra o HPV

A Prefeitura lançou na manhã desta sexta-feira, 14, a Campanha de Vacinação contra a HPV (Papiloma Vírus Humano) para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos em Corumbá. O ato, que integra a programação comemortiva à Semana da Mulher, foi realizado no Paço Municipal e organizado pelas secretarias de Saúde e Assistência Social .
 
 
Durante a cerimônia de lançamento da campanha, o coordenador de imunização, Wangley Campos, aplicou a primeira dose da vacina nas adolescentes Maitê Zozias, de 13 anos, e Fernanda Lacrosa Bastos, de 11 anos. A mãe de uma delas, a dona de casa, Regina Beatriz Lacrosa Bastos, considerou como “muito importante esta campanha para prevenir um a doença grave como é o câncer do colo de útero”.
 
 
O coordenador de imunização da Secretaria de Saúde explicou que a campanha tem com o objetivo imunizar 3.207 crianças. No entanto, se chegar a 80%, já terá atingido a meta do Ministério da Saúde. Wangley Campos ainda informou que as meninas receberão a segunda dose da vacina no mês de setembro, e a terceira em março de 2019, como preconiza o Ministério da Saúde.
 
 
Ainda durante o lançamento da campanha, a enfermeira Catarina Oliveira, do Centro de Saúde da Mulher, reforçou a campanha explicando que o HPV é a principal causa do câncer de útero. “Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) e o exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
 
 
A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, ressaltou a importância da vacina. “É uma conquista para as mulheres receber a vacina na rede pública de saúde”, declarou Ranzi lembrando que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.
 
 
Dinaci ainda destacou a importância das meninas serem porta vozes da campanha nas escolas. “Sejam multiplicadoras de informações seguras, como a importância de se previnir contra as doenças sexualmente transmissíveis e o início da vida sexual na hora e momento certo”, observou Dinaci. “Uma gravidez é maravilhoso, mas a gente não pode interromper um ciclo da nossa vida antes da hora”, aconselhou.
 
 
Feliz em ter o lançamento oficial da campanha contra HPV junto com a programação da Semana da Mulher, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle, falou sobre a importância de realizar ações em conjunto, em busca do fortalecimento e compromisso com a mulher.
 
 
 A responsável pela pasta ainda aproveitou para lembrar da programação que a secretaria de Assistência Social e Cidadania do Município está reservando para as mulheres neste final de semana. “No sábado, 15, a programação reserva uma manhã de valorização, cultura e lazer das mulheres rurais, no Distrito de Albuquerque, a partir das 09 horas. E no período da tarde, 16h30, Passeio Ciclístico em homenagem as mulheres”, completou.
 
 
A responsável pela pasta ainda lembrou que a programação será encerrada domingo, dia 16, com a I Regata Feminina de Canoinhas, no Porto Geral, a partir das 08 horas, e às 19 horas, uma missa em ação de graças para as mulheres, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.