Juventude na Praça leva arte, esporte e conscientização para o Cristo Redentor

A comunidade do bairro Cristo Redentor recebeu no último sábado, 29, a oitava edição do Juventude na Praça, programa realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas para a Juventude. Durante toda a tarde e início da noite, os moradores da região participaram de diversas atividades culturais, esportivas e de conscientização.

 

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde distribuíram panfletos alertando para os cuidados contra a dengue e outras endemias. Ao mesmo tempo, profissionais da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) coordenaram diversas atividades físicas. Na rua, o Grupo Killa Kings mostrou o melhor do break e street dance; os grupos de capoeira Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS, Filhos do Jamaica, Conceição da Praia, Por do Sol, Liberdade dos Negrose Cordão de Ouro, além dlos alunos da Oficina de Dança e a banda Relance, formada por jovens do bairro, também se apresentaram durante o evento.

 

“A proposta da Prefeitura é exatamente essa. Não apenas revitalizar e recuperar os espaços esportivos, como fizemos aqui na Praça do Cristo, mas também dar vida, traçar projetos que utilizem esses locais da melhor forma possível, com o envolvimento e a participação da comunidade”, comentou o prefeito Paulo Duarte.

 

Ele e a primeira-dama Maria Clara Scardini, diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, assistiram as apresentações e conversaram com moradores. “Ações como o Juventude na Praça ajudam até no processo de conservação dos espaços públicos, pois trabalha esse lado do pertencimento dos moradores com esse espaço, que é deles”, complementou o prefeito.

 

Essa foi a primeira ação do ano. O programa estava programado para o mês de fevereiro, dentro das atividades do pré-carnaval corumbaense. Mas, em virtude das chuvas, foi cancelado e marcado para este final de semana, e a promessa é manter a animação e a formula de sucesso do ano de 2013, quando aconteceram sete edições, com a expressiva média de 1.100 pessoas por evento.

 

“A intenção é que o Juventude na Praça seja um espaço multiuso, como as praças podem ser todos os dias. Ela tem o potencial de ser o lugar para que as pessoas se encontrem, se divirtam, se expressem, e, porque não, para aprender, para se conscientizar do seu papel na vida do seu bairro e da sua cidade. Praça é do povo, e o povo tem de cuidar bem dela”, ressaltou o gerente de Políticas para Juventude, Victor Raphael de Almeida.

 

Pronatec

 

Durante o evento, os profissionais da Casa da Cidadania também divulgaram os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.  Os cursos serão ministrados no Serviço Nacional da Indústria (Senai), na modalidade Brasil Sem Miséria, que visa ampliar as possibilidades de inserção digna no mercado formal de trabalho por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para os usuários da Assistência Social.

 

Neste primeiro momento estão disponíveis as pré-matrículas para os cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Mina, Almoxarife de Obras e Agente Ambiental de Resíduos. Os cursos devem ser iniciados a partir do dia 25 de março, com previsão de encerramento em 30 de junho, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 

Os usuários da Assistência Social e beneficiários de Programas Sociais que tiverem interesse em participar dos cursos, podem fazer suas pré-inscrições nos Centros de Referencia da Assistência Social mais próximo de suas residências, no período das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

 

Em 2014, segundo a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, o Pronatec vai permitir a capacitação de cerca de 770 corumbaenses, em cursos pactuados pelo SENAI, nas modalidades de qualificação voltadas para indústria. Ela lembra que, este ano, o SENAI inovou e ampliou sua oferta de cursos para proporcionar ainda mais qualificação aos cidadãos corumbaenses.

 

Estão sendo disponibilizadas vagas para cursos como agente de gestão de resíduos sólidos, ajustador mecânico, almoxarife de obras, amostrador de minérios, eletricista industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, beneficiador de minérios, mecânico de motor diesel, operador de computador, operador de mina, operador de processos químicos industriais, pedreiro de alvenaria, operador de processos químicos em mineração, pintor de obras, porteiro e vigia, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga  e torneiro mecânico.