Empossada comissão que trata da readequação do Plano de Educação

Empossados na tarde dessa quinta-feira, 20, os integrantes da comissão responsável pela readequação do Plano Municipal de Educação de Corumbá. O ato aconteceu na sede do Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER) e, logo após o ato, o grupo participou da primeira reunião de trabalho visando a elaboração do documento.

 

A comisso é integrada por 41 representantes de entidades governamentais e não governamentais ligadas direta ou indiretamente à educação. Foi criada pelo prefeito Paulo Duarte por meio do decreto nº 1.307, visando garantir a inclusão e a melhoria da qualidade do ensino prestado à população.

A readequação do Plano, criado em 2007, foi a reafirmação de um compromisso do prefeito em priorizar a educação como fator transformador da sociedade. A proposta é buscar melhorias para a educação, promovendo audiências públicas, seminários e outras reuniões abertas a toda sociedade, para que o processo seja o mais democrático e participativo possível, envolvendo toda a população de Corumbá.

 

Instituído em 2007, o Plano não teve nenhuma atualização nestes últimos anos. Tendo em vista a necessidade de adequação, e também de alinhamento aos Planos Estadual e Nacional, o município compôs essa comissão que durante o ano de 2014 realizará estudos, pesquisas, levantamentos de dados e debates com a participação popular visando à elaboração de um documento atualizado e condizente com a realidade de Corumbá, que norteará o município pelo próximo decênio no que se refere à esfera educacional, tanto pública, quanto privada.

 

Fazem parte da comissão os seguintes membros do segmento governamental: Maria Aparecida Dias de Moura, Érika Oliveira do Espírito Santo Gonçalves, Gilson Lima Domingos, Rosemeire Assunção Alves Zozias, Laura Santos Amaral, Luiz Carlos Vargas, e Leda Maria Alvarenga, todos da Secretaria de Educação; Otomilton de Jesus Correa (Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI); Célia Maria Flores Santos (Secretaria Municipal de Saúde);  Magida Hazime, (Fundação e Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico); Rogério César dos Santos (Gerência de Políticas para Igualdade Racial); Ligia Figueiredo da Costa Urdan (Subsecretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos; Marileize da Silva Brasil (Fundação do Meio Ambiente do Pantanal); José Gilberto Garcia (Fundação de Cultura de Corumbá); Sandra Regina de Almeida Santos (Secretaria de Assistência Social e Cidadania); Raul Delgado, (gabinete do prefeito).

 

Integram ainda a comissão Greice Helen Moraes Gonçalves (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher); Sabah Robban (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência); Bruno Galharte Trota, (Conselho Tutelar); Raquel Guimares do Prado, (Conselho Municipal de Educação); Márcia Guerreiro Fernandes (Conselho Municipal de Educação) e Rosa das Graças Nunes Delgado (Conselho Municipal de Educação).

 

Dos segmentos não governamentais são: Solange de Mello (Delegacia da Infância e da Juventude); Rosa Alice Vasconcelos (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Giselle Patrícia da Mota Lima (Escola de Artes Acalanto); Giane Aparecida Moura da Silva (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia); Vanessa Alvarenga Lima, Delcy Vilalva de Arruda, Claudia Santos Fernandes, Elida de Oliveira Soares Souza, Patrícia Greicy Pereira da Silva, Nara Nazareth Lima Monteiro, Thiago da Silva Godoy, Carlos Augusto Martins Faria e Lucimari Sara das Neves, todos do Fórum Municipal de Educação; Manoel Veridiano Fukuara Rabelo Pinho, da Promotoria da Infância e da Juventude, e Fabiano Antônio dos Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.