Em encontro com Evo Morales, prefeito discute temas fronteiriços

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, encontrou-se com o presidente da Bolívia, Evo Morales, na tarde desta sexta-feira, 14 de março, na cidade de Puerto Suaréz, onde o mandatário daquele país inaugurou uma unidade educacional batizada com seu nome, além de uma ponte no bairro Coquero I.

 

O encontro de Duarte e Morales partiu de um convite do prefeito da cidade portenha, Roberto Vaca Yorge, que também participou do momento quando as lideranças expuseram ao chefe maior do Estado Boliviano os anseios e necessidade comuns dos povos das cidades desta fronteira.

 

Dentre os vários temas abordados, a segurança teve maior destaque. O prefeito Paulo fez questão de levar ao presidente cifras econômicas que mostram a injeção de divisas no país vizinho por visitantes que buscam Corumbá como destino para o turismo de lazer, uma vez que as compras em território boliviano, configuram como um dos atrativos do público que visita a cidade pantaneira do lado brasileiro.

 

“Temos um laço de amizade muito forte com a Bolívia, e também muitas necessidades e problemas em comum dos quais, muitas vezes, não podemos esperar tomadas de decisões em esferas federais. Temos que partir com a solução do local e um desses casos é o da segurança”, comentou Paulo Duarte que afirmou ter o compromisso aceito pelo presidente Evo em, daqui há cerca de um a dois meses, realizar uma reunião com lideranças da segurança boliviana para formalizar ações em conjunto entre Brasil e Bolívia.

 

“Há muitos criminosos brasileiros que praticam o delito em Corumbá e se refugiam em Puerto Suarez e Puerto Quijarro. É preciso que haja uma parceria e colaboração entre as forças policiais e órgãos de segurança pública desses municípios para o combate ao crime. Enfim, temos muito o que discutir e avançar nesse tema”, avaliou o prefeito corumbaense.

 

Após a conversa com Paulo Duarte, o presidente Evo Morales deixou o Hotel El Pantanal e seguiu rumo ao Aeroporto Internacional de Puerto Suárez, com destino à capital boliviana.