Em Corumbá, Prefeitura vai substituir lajotas da Dom Aquino por asfalto

O prefeito Paulo Duarte anunciou a substituição das lajotas da rua Dom Aquino, no Centro de Corumbá, por asfalto. A informação foi prestada pelo próprio Chefe do Executivo que, na semana passada, autorizou sua equipe a iniciar os procedimentos necessários para execução da obra. A intenção dele é adequar as principais ruas do município para a crescente demanda do tráfego de veículos na região.

 

“Vamos começar esse trabalho pela Dom Aquino, uma via de muito movimento, com muitos pontos comerciais e principal acesso para a Bolívia”, justificou. As lajotas, explicou o chefe do Executivo municipal, serão reaproveitadas em alamedas não pavimentadas, onde o trânsito de carros e caminhões é menor. Uma das regiões que será atendida pelas lajotas será o Guató, parte alta de Corumbá.

 

“Essa é mais uma reivindicação antiga da população corumbaense e que vamos resolver com recursos próprios do Município”, completou Paulo Duarte. Nessa fase inicial, a ação vai compreender o trecho entre a rua Major Gama e a Edu Rocha.

 

“Não tenho a menor dúvida que isso vai trazer muito mais qualidade de vida pra gente”, comentou Diná Toledo Passinho, 73 anos. Ela e a irmã Lourdes, 76, viveram toda a infância em uma casa localizada na rua Dom Aquino, onde acompanharam de perto a transformação ocorrida na localidade nas últimas décadas.

 

“Nós nascemos aqui nessa casa. Foi aqui também que eu me casei 46 anos atrás”, relatou Dona Diná, que depois de viver muitos anos em outro local, retornou ao antigo lar para fazer companhia à irmã.  “Lembro de quando essa rua era de terra, com postes grandes de madeira. Quando chovia, tinha que tirar o calçado do pé e levá-lo na mão para não sujar”, recordou.

 

As duas também viram a via ser toda lajotada, o que na época trouxe bastante conforto para a família. “Mas hoje esse piso não aguenta mais. Aqui passa muito caminhão, muito ônibus. Sempre estão arrumando, mas não adianta muito. Só vai resolver de vez com o asfalto, que graças a deus vai sair logo-logo”, comemorou a aposentada.

 

Jorge Luiz Carvalho é outro morador da rua Dom Aquino. O autônomo, que depende do uso diário de sua motocicleta para garantir seu sustentar, comemorou a iniciativa da Prefeitura de Corumbá. “Vai ficar 100% melhor. A lajota não aguenta a quantidade de carros que passa aqui e acaba ficando esses buracos, que danificam as peças da moto”, concluiu.