Dia Internacional contra Discriminação Racial é celebrado em Corumbá

Corumbá celebra nesta sexta-feira, 21 de março, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Entre as ações para lembrar a data, está o Encontro com Mulheres Negras na Câmara Municipal de Ladário, a partir das 14 horas, uma realização conjunta das Prefeituras de Corumbá e Ladário convidam para o Encontro com Mulheres Negras.

 

O dia marca um manifesto ocorrido no dia 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

 

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

 

Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

 

A Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, em seu primeiro artigo, cita que “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

 

O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas, sobretudo, negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.

 

Em Corumbá, as ações contra discriminação racial ganham forma a partir da implementação de políticas públicas para combater atos de agressão aos direitos humanos e o princípio da dignidade da pessoa humana, um trabalho desenvolvido por toda a Administração Municipal, em especial pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que tem como uma das principais funções, promover ações afirmativas em defesa da igualdade entre raças e etnias.

 

Corumbá é uma cidade onde muitas etnias passaram e ficaram na região, e ajudaram a construir a identidade da sua gente. “Portanto é necessário que façamos atividades que enalteçam essa sociedade multifacetada que temos, valorizando cada etnia, sua cultura, preservando sua identidade e sua especificidade”, afirma o gerente da pasta, Rogerio Cesar.