Corumbá e Ladário realizam Conferência de Saúde do Trabalhador em abril

O Conselho Municipal da Saúde realiza nos dias 11 e 12 de abril, a 1ª Conferência Macroregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.  O encontro, que tem o objetivo de propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde, acontece no Auditório Salomão Baruki, às 08 horas e será aberto a todos os segmentos da sociedade. A atividade conta com as parcerias das secretarias de Saúde dos Municípios de Corumbá e Ladário.

 

O programa contará com uma palestra inicial sobre “Política Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, ministrada pelo secretários, Dinaci Ranzi, de Corumbá e Cleber Colleone, de Ladário. Logo em seguida, para debater sobre o tema central da conferência: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e todas é dever do Estado”, os conferencistas receberão um parecer sobre o tema, com o Ministério Público e Procuradoria Regional do Trabalho, da 24ª Região de Mato Grosso do Sul.

 

Ainda de acordo com a programação, os sub eixos escolhidos pela comissão organizadora para a 1ª Conferência Macrorregional foram: I – Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; II – Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos Municípios e no estado e III – Plano Municipal de Saúde do Trabalhador.

 

Durante os dois dias de encontro, os grupos dos sub eixos serão divididos em três, para receber orientações dos especialistas em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Fiocruz, que estarão inseridos para interagir nos debates.