Corumbá discute migrações e refúgio em conferência livre na segunda

Corumbá realiza na próxima segunda-feira, 31, a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR), uma proposta dos Ministérios da Justiça, das Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego. A Conferência Livre acontece na unidade III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal, localizada no antigo prédio da Alfandega. A abertura está marcada para às 08 horas.

 

A conferência constitui um processo de participação cidadã e vai envolver diferentes organismos da sociedade civil diretamente envolvidos com a temática migratória.

 

Em Corumbá, a Conferência Livre conta com apoio técnico da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, e está a cargo da Diocese de Corumbá, Pastoral Carcerária, Pastoral da Mobilidade Humana, Mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS/Campus do Pantanal) e Diyoung – Projeto Geração Diferente.

 

Cinco eixos temáticos serão tratados no evento: Igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos; Inserção social, econômica e produtiva; Cidadania cultural e reconhecimento da diversidade; Abordagem de violações de direitos e meios de prevenção e proteção; e Participação social e cidadã, transparência e dados.

 

Estão convidados a participar todos os interessados na temática migratória e fronteiriça. O credenciamento será aberto às 07h30.