Com elevador, Prefeitura melhora acesso da população aos serviços públicos

A Prefeitura de Corumbá está investindo em acessibilidade para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Uma das novidades já em funcionamento no Paço Municipal, sede administrativa do Poder Executivo, é o elevador com capacidade para seis pessoas, interligando o pavimento térreo ao segundo piso, onde estão instalados o Gabinete do Prefeito, as secretarias de Governo e Educação, a Gerência de Recursos Humanos e o auditório.

 

Antes, o acesso aos pavimentos superiores eram somente pela escada, quatro lances do térreo ao segundo piso. No ano passado, o prefeito Paulo Duarte constatou dificuldades de acesso tanto ao segundo como também ao primeiro piso, principalmente por pessoas idosas e portadoras de deficiência.

 

A partir de então, o Chefe do Executivo corumbaense determinou estudos no sentido de facilitar o acesso dessas pessoas aos serviços públicos. O primeiro passo foi a implantação do elevador de uso especial pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, gestantes e lactantes.

 

Esta semana, a empresa responsável pela instalação realizou os testes finais e, nessa sexta-feira, o sistema entrou em funcionamento no Paço Municipal. Segundo o prefeito, a “medida visa dotar os prédios públicos municipais com pleno acesso para toda a população. Esta é a primeira etapa de um projeto que prevê mais melhorias para a sede do Poder Executivo”, revelou.

 

Adquirido com recursos próprios da Prefeitura, o elevador tem capacidade para seis pessoas, é climatizado, possui botões em braile, aviso sonoro das ações executadas, além de um moderno sistema de segurança que não deixa o ascensor travar entre os andares.

 

“Agora, portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, poderão se dirigir a todos os andares da Prefeitura Municipal sem a necessidade de utilizar escadas”, disse o secretário de Gestão Pública, Luiz Henrique de Paula, setor responsável pela administração de todo o paço.

 

No prédio funcionam as secretarias de Fazenda e Planejamento, Gestão Pública e Saúde, no pavimento térreo; Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, as fundações de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico e a de Cultura, além da Procuradoria e Controladoria Geral do Município, e a Superintendência de Informática, no primeiro piso; e o Gabinete do Prefeito, secretarias de Governo e Educação, Gerência de Recursos Humanos e o auditório da Prefeitura, no segundo piso.

 

Reforma do Paço

 

Ainda de acordo com secretário Luiz Henrique, por determinação do prefeito Paulo Duarte, novas ações estão sendo planejadas para as dependências do Paço Municipal, entre elas a reforma do prédio, visando proporcionar acessibilidade ao público e melhores condições de trabalho dos servidores municipais.

 

“Vamos realizar reformas em todos os banheiros e copas, na cobertura do prédio, implantar um sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, além de pintura na parte interna e externa”, declarou Luiz, acrescentando que já está marcada uma licitação para execução dos projetos.