Capacitados, servidores são multiplicadores nas informações contra influenza

A Prefeitura cumpriu na manhã dessa sexta-feira, 21, mais uma etapa das ações de prevenção contra a influenza A (H1N1) por meio de orientações aos servidores públicos municipais. A capacitação aconteceu no auditório do Paço Municipal com a participação de funcionários das mais diferentes pastas da Administração.

 

A capacitação foi feita pelo médico Rogério Takaki Bento, coordenador do Pronto Socorro Municipal, que buscou orientar os servidores para que eles sejam multiplicadores nesta ação de prevenção à gripe A. Outras doenças, como a dengue, também foi foco do trabalho do médico.

 

No encontro com os servidores, Rogério Bento focou principalmente a questão ligada à higiene. “Não é somente contra a influenza A, mas também em relação a outras doenças. Se não reforçarmos o quanto é importante a higiene, vamos continuar disseminando doenças”, pregou, observando que o servidor pode ser um multiplicador de conhecimentos, visando conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a gripe A. “É preciso fortalecer a questão da higiene”, reforçou.

 

A capacitação está sendo comandada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura em cumprimento a um cronograma de orientações sobre o vírus influenza “A”. Antes, na quinta-feira, 20, à noite, a orientação atingiu pessoas ligadas às redes pública de saúde d Ladário e das cidades bolivianas localizadas na fronteira.

 

O programa já permitiu capacitar também todos os profissionais de saúde do Município, do Hospital, bem como os profissionais da educação pública e privada, Assistência Social e Segurança Pública.

 

O trabalho faz parte do Plano de Multiplicadores de Saúde para tomar todas as medidas necessárias em relação aos casos da doença ocorridos neste início de ano na cidade.

 

A Secretaria de Saúde continuará com a as ações de Vigilância, mas é necessário que os agentes públicos e comunidade sejam multiplicadores do conceito de saúde. As orientações reforçam, principalmente, a prevenção através dos cuidados com a higiene do corpo e do local onde habita e trabalha.