Calendário esportivo com várias novidades movimenta Corumbá em 2014

O calendário de eventos da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) para 2014 foi apresentado nessa quinta-feira, 27, durante o Encontro Anual com Profissionais de Educação Física da cidade. A programação vem cheia de novidades e contempla as mais diferentes modalidades, tanto para amadores quanto para atletas profissionais.

 

A primeira competição promovida pela Prefeitura será o Circuito Corumbá de Corrida de Rua, cuja primeira etapa acontece no dia 06 de abril. Ao logo de todo o ano serão seis provas reunindo atletas das mais diferentes idades na caminhada orientada e corridas de três, cinco e 10 quilômetros.

 

O mês que vem ainda reserva a primeira etapa do Grand Slam de Xadrez e Tênis de Mesa, a Ação Social do Dia Mundial da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, o curso para treinadores de futebol de campo e futsal, e a abertura dos campeonatos de Futebol Popular e do Amador da Liga de Esportes (LEC).

 

Ainda em abril, Corumbá deve receber uma etapa do Campeonato Estadual de Motocross e do Circuito Fedams de Natação. E entre abril e maio, acontece a 32ª edição dos Jogos Escolares de Corumbá. A competição é seletiva para os Jogos Escolares do Estado (JEMS) e os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS).

 

“Nossa intenção é mandar representantes para as competições estaduais em todas as modalidades, inclusive no Vôlei de Praia e na Ginástica Olímpica, esportes em que a cidade nunca foi representada nos JEMS e JOJUMS”, afirmou o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto.

 

Em maio, estão programados o Open de Vôlei de Praia da Funec, os Jogos do EJA, em parceria com a Secretaria de Educação, a Taça Corumbá de Rugby Seven e o Kebrando Regras de Muay Thai Tradicional, em parceria com a Federação da categoria. O Desafio da Atividade Física e os Jogos de Trabalhador, ação coordenada pelo Sesi, também acontecem em maio.

 

No mês seguinte os atletas da cidade participam do MS Lutas de Jiu Jitsu e dos JEMS em Ponta Porã, Jardim e Chapadão do Sul. Em junho também começa o Campeonato Municipal de Futebol Feminino. Em julho, os representantes da cidade nos JOJUMS seguem para Rio Brilhante, Ponta Porã e Jardim. Pelos JEMS, as modalidades serão em Chapadão do Sul e Anastácio.

 

Para agosto estão previstos o II Festival de Pipas, os Jogos da Reme, em parceria com a Educação e o início do Campeonato de Vôlei de Praia Sub-19. No mês de aniversário da cidade a Funec vai realizar uma confraternização pelo Dia do Profissional de Educação Física e os Jogos da Juventude, uma parceria com a TV Morena e a Prefeitura de Ladário. Pelos JOJUMS, as competições individuais serão em São Gabriel do Oeste.

 

Em outubro, os Jogos da Criança, promovido juntamente com a Educação, os Jogos do Servidor e o Festival de Natação do Programa Nosso Talento agitam o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Para novembro, a segunda edição do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura é a principal atração da cidade.

 

No último mês do ano, Corumbá realiza o Streetball e o Open Funec de Vôlei de Praia. “Além disso, vamos participar de todas as etapas do Circuito Fedams de natação e dos Estaduais de base com o Corumbaense Futebol Clube”, continuou o Zequetto. “E ainda estamos analisando a realização do GP de Ciclismo, do Circuito Corumbá de Ciclismo, de uma etapa do Estadual de Vôlei de Praia e dos Jogos Abertos da Funec”, concluiu.