Segurança do carnaval de Corumbá ajusta detalhes de trabalho integrado

Na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro, os representantes dos setores envolvidos com segurança do Carnaval de Corumbá fizeram o reconhecimento da área, inspecionando também a estrutura montada ao longo do trajeto de desfiles.

 

A inspeção e o reconhecimento do circuito foi ação programada durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro, que definiu o esquema de segurança para o carnaval do município pantaneiro. Representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Agetrat , do Corpo de Bombeiros, da Fundação de Cultura de Corumbá e da empresa da segurança privada alinharam ações e delimitaram competências com o propósito de garantir o perfeito andamento dos desfiles e dos bailes populares.

 

“Queremos que os turistas e nossa população se divirtam, essas reuniões são feitas com bastante critério e de forma intensa, justamente para que cada área de segurança atue dentro da sua competência”, frisou o coordenador municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena.

 

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Joílson Santana, lembrou que a questões de segurança são dinâmicas e por isso precisam de constantes trocas de informações.

 

“A segurança pública não é matemática por isso temos a todo instante nos mantermos em comunicação, conversando com as pessoas, verificando onde estão os problemas, mas será um carnaval tranquilo porque esperamos que as pessoas desçam para brincar”, comentou ao afirmar que a cidade receberá reforço no efetivo, sem contar com a renovação de armamento, incluindo o não-letal, como gás de pimenta e balas de borracha, e da frota de viaturas.

 

Na área de desfiles também será instalado um Centro de Triagem para onde serão encaminhados os casos que interfiram na ordem pública. O local é preparado para receber pessoas detidas e apreendidas e lavrar os boletins de ocorrência.

 

Ele garantiu que, apesar do reforço no circuito do carnaval, outras áreas da cidade não ficarão sem a cobertura do serviço de segurança pública. “O nosso serviço que vem sendo diariamente continuará, inclusive com outras viaturas. Toso efetivo estará empenhado para o carnaval de Corumbá seja reconhecido pela melhor festa e melhor segurança do Estado”, declarou.

 

A empresa de segurança privada, contratada para atuar no circuito da folia, colocará 200 homens no trajeto de desfile durante os desfiles. Eles serão responsáveis por dar apoio ao trabalho policial, bem como garantir a passagem das entidades pela passarela do samba. Já a Agetrat regulará o trânsito nas imediações e o acesso de veículos às áreas próximas do circuito de desfiles.