Renovada, Corte de Momo promete honrar tradição do Carnaval de Corumbá

Mais de 10 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, assistiram a escolha da Corte de Momo do Carnaval Cultural de Corumbá. O evento, coordenado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, foi realizado na noite desse domingo, 09, no Porto Geral e agradou os foliões que participaram da festa.

 

“É a primeira vez que vejo a escolha da Corte aqui no Porto. Achei o espaço muito bom. Deu para acompanhar tudo sem aperto e com uma boa visão do palco”, comentou Tereza Jardim, de 27 anos. Moradora do bairro Guarani, ela estava acompanhada do marido e dos dois filhos, de 3 e 10 anos. “Carnaval aqui é desde pequeno, está no sangue”, disse a mãe.

E manter essa tradição é a principal missão do Rei Momo, da Rainha e das duas Princesas da folia corumbaense. “É emoção à flor da pele. Fico feliz por ter sido coroado, mas também ciente que é uma responsabilidade grande conduzir o maior Carnaval do Centro-Oeste brasileiro. Não vai ser fácil, mas com meu samba no pé, minha alegria e a ajuda das minhas princesas e da minha rainha tenho certeza que este será o melhor Carnaval que Corumbá já viu”, disse Renan Junior.

Aos 27 anos, ele ocupa o posto pela primeira vez, depois de quase conseguir em 2013. “Gostaria de convidar a todos para participarem dos blocos, dos cordões e das escolas de samba. Que as comunidades estejam presentes e que nesse Carnaval se previnam, usem camisinha, sem violência. Carnaval é esta folia multifacetada e a festa tem que ser levada gostosa pela avenida, tem que ser aproveitada da melhor forma possível”, concluiu o Rei Momo.

A Rainha será Natalia Araújo, de 30 anos, também estreante na Corte. “Voltei a participar do concurso depois de sete anos. É uma alegria muito grande, não tenho nem palavras para expressar o que estou sentindo”, afirmou. Ela conquistou o título com 263 pontos. A primeira Princesa será Luciane Porfírio, que terminou com 252 pontos, e a segunda é Josiane Penha de Souza, com 251 pontos.

Homenagem

Durante a escolha da Corte de Momo 2014, foi feita uma justa homenagem a Rita Aparecida Costa Silva. Concorrendo ao posto de Rainha desde 2006, ela só não participou no ano passado por causa de um sério problema de saúde. “Fiquei 10 dias internada na UTI desenganada pelos médicos. Neste dia 20, faz exatamente um ano que recebi alta”, relembrou a foliã. “É uma satisfação enorme participar do concurso, ver meu povo, minha gente, torcendo e aplaudindo”, continuou.

Ainda mais cheia de vida, Rita garantiu presença no Carnaval Cultural de 2014. Ela vai desfilar na Pesada e na Acadêmicos do Pantanal. “Hoje agradeço a Deus, aos meus amigos e minha família, que estiveram comigo nos momentos mais difíceis. Graças a eles vou novamente participar da melhor e mais animada festa do mundo”, concluiu.