Prefeitura climatiza salas de aula de uma das escolas mais antigas de Corumbá

Cyríaco Félix de Toledo, uma das mais antigas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, acaba de ser atendida pelo projeto “Bons Ventos”. Na manhã dessa terça-feira, 18, o prefeito Paulo Duarte fez a entrega do sistema de climatização daquele estabelecimento de ensino, localizado na Rua Major Gama, centro da cidade.

 

A entrega da climatização ocorreu logo no início da manhã. São 20 novos aparelhos distribuídos nas 10 salas de aula, permitindo assim maior conforto para os alunos, bem como para os professores, direção e pessoal administrativo.

 

A climatização beneficia diretamente os 750 alunos e mais 45 professores que frequentam a escola durante os três períodos. O diretor Fernando da Silva Cruz, professor de carreira do Município, retornou ao passado e lembrou o período em que as salas de aula contavam apenas com ventiladores para amenizar o calor.

 

“Nós suávamos junto com os alunos, passando conhecimento. Quando recebemos a notícia de que as escolas da Reme seriam climatizadas, foi de uma imensa felicidade. E quando começamos o ano eu disse para os meus professores e alunos: calma que daqui a pouco vamos ter ar condicionado. Hoje, estamos recebendo este benefício”, comemorou.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, destacou a importância do projeto para as escolas corumbenses. E no Cyríaco, ela tinha um motivo a mais para celebrar a conquista. “A minha alegria hoje é especial. Foi nessa escola que eu comecei a minha carreira. Hoje eu vejo o quanto é importante esse carinho que o prefeito Paulo Duarte tem para com as pessoas. Por isso peço que todos aproveitem esse resgate de vida e de pessoas que está acontecendo, para adquirirem conhecimentos”.

 

Presente à entrega da climatização, o vereador Marcelo Yunes, presidente da Câmara, lembrou a importância da benfeitoria. “Ficamos felizes quando, no ano passado, o prefeito teve a iniciativa de climatizar. Eu estudei em escolas públicas e sei das dificuldades e sei o quanto a climatização vai contribuir para melhorar a educação”, revelou.

 

Com a entrega do sistema, o prefeito Paulo Duarte reforça ainda mais o seu compromisso de climatizar todas as salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino. Ele quer, até março, levar este benefício a 16 unidades e, no segundo semestre, concluir o programa de climatização.

 

Mas, para isso, disse que, ser prefeito de uma cidade, é tomar decisões importantes, e que ele procura trabalhar para acertar. O primeiro passo foi viabilizar os recursos. Como havia optado por receber salário do Governo do Estado (é servidor de carreira da Secretaria de Fazenda), fez a proposta de destinar o valor que ele receberia para aquisição de aparelhos de ar condicionado, para climatizar as escolas.

 

Mas, apenas comprar os aparelhos não seria suficiente. Antes de tudo, a Prefeitura teria que refazer os sistemas elétricos das escolas, para comportar os equipamentos. “Estamos investindo também na revisão das instalações elétricas para depois instalar os aparelhos”, explicou, adiantando que isto está ocorrendo em todas as unidades.

 

O prefeito visitou algumas salas de aula, conversou com os alunos e cobrou comprometimento deles com os estudos. “Eu prometi a vocês que iria climatizar as salas de aula. Estamos fazendo isso. Agora, cada um de vocês tem que fazer a sua parte, estudando e respeitando os professores e seus colegas”, cobrou, para lembrar que mais benefícios virão. “Na Cyríaco teremos outras novidades. Alias, não só nessa escola, mas também em outras, que passarão por uma recuperação física”, anunciou.