Na volta às aulas, Agetrat faz campanha para garantir segurança no trânsito

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) está programando para a próxima semana, mais uma etapa do programa “Pedestre eu Cuido – Veículo na via Pedestre na faixa”. Agora, o trabalho de educação no trânsito terá participação direta de alunos da rede de ensino, visando desenvolvimento do cronograma estabelecido no início do ano.

 

A campanha conta com participação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul está sendo desenvolvida por meio de ações educativas para um trânsito mais seguro, envolvendo pedestres e motoristas. No início do ano a ação aconteceu em vias próximas às escolas da cidade, com grande fluxo de veículos. Foi mais voltada condutores de veículos.

 

A coordenadora do programa Juciane Santos, da Agetrat, informa que, com o início do ano letivo, equipes da agência iniciaram contatos com diretores e professores das escolas, no sentido de ampliar a parceria para a continuidade da campanha, com participação das crianças.

 

Conforme ela, o programa visa implantar nos ambientes interno e externo das escolas públicas e privadas do Município, o desenvolvimento de práticas pedagógicas com a finalidade de trabalhar comportamento, postura e comunicação viária, bem como promover a cultura do respeito ao pedestre e à faixa de segurança nas vias públicas. 

 

Na primeira etapa, o trabalho foi focado nos condutores como forma de orientá-los sobre a preferência do pedestre na via pública. A coordenadora explicou ainda que a Agetrat vai seguir uma programação de atividades durante todo o ano envolvendo as escolas, além dos condutores de veículos. A partir de agora, a campanha está focada na volta às aulas.

 

“Vamos orientar os estudantes e familiares sobre a importância da comunicação viária, visual e gestual, e das regras de ver e ser visto, circulação e travessia segura nas faixas de segurança existentes no entorno das escolas”, informou.