Mobilidade Urbana será debatida em seminário nesta quinta, em Corumbá

A cidade de Corumbá é sede do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana. O evento está marcado para esta quinta-feira, 20, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. O evento acontece a partir da 08h30 e contará com debates sobre temas regionais com a participação dos palestrantes e do público. A realização vai marcar também a posse dos m embros do Conselho Municipal da Cidade de Corumbá, que está a cargo da Prefeitura, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico.

 

O seminário é uma realização do Ministério das Cidades, coordenado pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob). Conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá; Conselho Nacional das Cidades; Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul; Embarq Brasil, e do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).

 

O evento busca disseminar a Política de Mobilidade Urbana aos gestores municipais e à sociedade civil, bem como incentivar a reflexão e a participação de todos na propagação da política pública de mobilidade.

 

O seminário irá trabalhar a importância política, econômica e social do conhecimento e aplicação da Lei de Mobilidade em todo território nacional. Entre os tópicos que serão discutidos, estão: Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei 12.587 2012, Desafios Políticos da Implementação da Lei 12.587 2012, Planos de Mobilidade Urbana, Controle Social e Política tarifária.

 

Programação

 

No dia 20, quinta-feira, a partir das 08h30, será feito o credenciamento dos participantes. A abertura está programada para as 09 horas, já com uma palestra do diretor de Cidadania e Inclusão Social do Ministério das Cidades/ SeMob, Marcos Motta; do Secretário de Estado de Habitação e das Cidades de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun; do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e do presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Marcelo Iunes.

 

A partir das 10 horas, será discutido o tema “Política Nacional de Mobilidade Urbana”, abordando os principais tópicos da lei 12.587/12. A palestra será conduzida por Martha Martorelli do Ministério das Cidades/Semob.  Logo após, será realizada uma mesa redonda com o tema “Desafios Políticos da Implementação da Lei 12.587/12”. O debate contará com a participação do Gerente de Políticas Públicas do ITDP, Pedro Torres, do Diretor – Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande – MS, Valter Cortez.

 

O Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana tem como público-alvo prefeitos e gestores municipais. É aberto também aos representantes da sociedade civil que atuam no setor de mobilidade.