Mais de 16 mil alunos da REME iniciam o ano letivo de 2014 em Corumbá

Mais de 16 mil alunos estão iniciando nesta quarta-feira, 05, o ano letivo de 2014 nas 23 escolas e 11 Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) localizadas nas áreas urbana e rural. Pelo cronograma da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, serão 200 dias de muitas novidades e aprendizado, proporcionando uma educação pública de qualidade para todos.

 

Feliz em dar o primeiro passo para alcançar a tão sonhada qualidade na educação pública de Corumbá, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, falou sobre o processo que preparou o início do ano letivo de 2014 . “Começou com as matrículas de alunos novos que, este ano, ocorreu de forma digital, alcançando sucesso total. Todo o trabalho realizado otimizou a busca de vagas nas unidades escolares evitando as penosas filas nas portas das escolas”, observou.

 

Ainda segundo ela, foram ofertadas cerca de 1200 vagas a alunos novos. E a rede conta este ano com 16 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Roseane ainda lembra que em menos de dois meses a Prefeitura de Corumbá realizou duas chamadas do concurso público de 2011. “Isso reforçou ainda mais a rede, valorizando o profissional concursado”, contou.

 

Limpeza

 

Durante todo o mês de janeiro a Prefeitura cumpriu um cronograma de limpeza em todas as unidades escolares urbanas e rurais visando a conservação dos prédios, com o objetivo de receber, a partir de hoje, todos os alunos de maneira organizada.

 

Outro detalhe que mereceu atenção especial foi em relação à merenda escolar. De acordo com a secretária, todas as escolas estão com suas dispensas abastecidas para um atendimento de qualidade a todos os alunos.

 

PNAIC

 

Roseane adiantou ainda que o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que teve início no ano passado para garantir a alfabetização das crianças até seus oito anos de idade, o que corresponde à conclusão do 3º ano do Ensino Fundamental, contará um novo cronograma que desenvolverá o letramento na disciplina de matemática.

 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura mantém os serviços visando climatizar as salas de aula. Na última semana, o Município recebeu mais 90 aparelhos de ar condicionado para atender escolas da Reme, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação para o primeiro trimestre. A medida reforça o compromisso do prefeito Paulo Duarte em atender 365 salas de aula, beneficiando 16,4 mil alunos de 28 estabelecimentos, entre escolas, centros de educação infantil e creches.

 

“Nossos alunos são os mais importantes nesse processo. E é por eles que estamos construindo uma educação melhor”, declarou a secretária de Educação. “Queremos dizer aos pais que existe todo um comprometimento do poder público, para que o ensino continue crescendo e se destacando em qualidade. Todos os investimentos necessários estão sendo feito como o uniforme escolar que trouxe qualidade para o aluno e o sentido de pertencimento e a formação de todos os profissionais da rede”, concluiu Roseane.