Governo Federal contempla Corumbá com programa de esporte e lazer

Corumbá é uma das 357 cidades brasileiras contempladas pelo Ministério do Esporte do Governo Federal para implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade – Núcleo Urbano e Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais. O edital com o resultado final de classificação, primeiro bloco, foi divulgado no dia 17 de fevereiro. Agora, o maior Município pantaneiro tem prazo até o dia 04 de abril, para cadastramento preliminar de formalização de sua proposta.

 

O programa tem como principal objetivo promover a recreação, cultura e proporcionar o lazer em forma de educação na cidade, envolvendo todas as faixas etárias e pessoas com deficiência. Vai permitir ainda a garantia e ampliação do acesso ao esporte, recreação e lazer, bem como proporcionar a prática de esportes e atividades culturais, recreativas e de lazer.

 

O programa vai permitir também criar atividades onde a comunidade seja capaz de integrar, interagir, cooperar e trabalhar em grupo, contribuindo para o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva e de lazer, bem como promover a cidadania por meio de práticas esportivas, culturais e de lazer.

 

A proposta de Corumbá, conforme orientação do prefeito Paulo Duarte, é desenvolver o programa em cinco núcleos, com uma média de 200 pessoas em cada um, sendo 80 crianças e adolescentes, 40 jovens, 40 adultos e 40 idosos. Os núcleos propostos são o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató; Complexo  Poliesportivo Lucílio de Medeiros; Praça da Nova Corumbá; Praça de Esporte e Lazer do Jardim dos Estados (Centro de Arte e Esporte Unificado), e Parque Marina Gattass. As atividades programadas são alongamento, caminhada, ginástica, música, teatro, artesanato, natação, hidroginástica, dança, tênis de mesa, judô, jiu-jitsu, xadrez, futebol, futsal, voleibol, vôlei de areia, basquete, canoagem, stand um paddle, jogos populares, jogos de salão, brinquedoteca, salas de leitura, projeção de filmes, palestras, esportes recreativos e esportes sociais.

 

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequetto, informou que o programa será realizado pela Funec, com participação de outras pastas da administração municipal. Um dos passos, conforme o dirigente, será desenvolvimento de oficinas de formação com participação do grupo gestor do PELC, coordenadores, professores, monitores e voluntários; representante do conselho gestor; representante do órgão ligado a parceria no Município; usuários do programa (mínimo três), entre outros.