Formação marca a abertura do ano escolar na Rede Municipal de Ensino

A abertura do ano escolar de 2014 começou movimentada na Rede Municipal de Ensino (Reme). Na manhã dessa terça-feira, 04, os 1,5 mil servidores da educação iniciaram uma formação continuada em serviço, que acontece durante todo o dia no Anfiteatro Salomão Baruki, com palestras e cursos oferecidos aos profissionais que trabalham nas 23 escolas e 11 Centros de Educação Infantil de Corumbá.

 

O início de trabalho foi marcado por homenagens. Na oportunidade, o prefeito Paulo Duarte, que abriu a formação, fez um merecido reconhecimento à Marinha do Brasil na pessoa do contra-almirante, Edervaldo Teixeira de Abreu, que recebeu da administração municipal o prêmio “Amigo da REME”.

 

“A Marinha do Brasil vai além do seu papel constitucional e tem feito muito por Corumbá, por meio do contra-almirante, que tem sido um importante parceiro da educação em nosso Município, não só no apoio às reformas da Escola Municipal Delcídio do Amaral e o CEI Inocência Cambará, mas em diversas outras ações”, observou Duarte.

 

O Chefe do Executivo Municipal ainda parabenizou todos os servidores da Rede Municipal de Ensino pelo trabalho que vem sendo realizado desde o início de sua gestão. “Estamos longe daquilo que eu, como prefeito, quero para a cidade, mas saímos da retórica e do proselitismo, e temos reafirmado nosso compromisso com a educação, trabalhando para tornar o Município de Corumbá referência nacional na educação das nossas crianças e adolescentes.

 

O prefeito aproveitou a ocasião para reforçar um pedido de apoio aos pais. “É importante que o pai e a mãe, como responsáveis principais na educação dos filhos, estejam mais presentes na vida escolar. O professor tem a responsabilidade de levar o conhecimento, mas a educação começa de casa. Afinal, é essa geração que está nas salas de aula que irá transformar definitivamente esta cidade, este estado e este País”, finalizou agradecendo e desejando um ótimo início de ano letivo a todos.

 

Considerado “Amigo da Reme”, o contra-almirante, Edervaldo Teixeira de Abreu, falou com um discurso emocionado, a todos os servidores da educação.  “É uma satisfação muito grande estar aqui recebendo essa homenagem. Mas muito mais importante que isso é estar aqui reunido com as senhoras e senhores, que possuem a profissão que eu considero a mais importante do mundo, professor”, enfatizou o contra-almirante, que foi aplaudido em pé após relembrar sua infância pobre e a importância que a educação teve para chegar onde chegou.

 

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, deu as boas vindas aos profissionais, destacando que todos estão fazendo o máximo para corresponder à credibilidade no ensino de Corumbá. “Queremos aprimorar a base da educação em nosso Município e por isso conto com vocês nesses nossos desafios para 2014”, disse. “Que amanhã possamos receber nossos alunos com muito amor, carinho e que eles vejam isso em nosso olhar”, continuou.

 

Roseane finalizou seu discurso contando uma pequena história bíblica, baseada no livro de êxodos, capítulo 17, para desejar força, coragem e compromisso aos 1,5 mil servidores da Reme.

 

Ao término da cerimônia, a primeira dama e diretora presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, homenageou a esposa do contra-almirante, Edervaldo Teixeira de Abreu, Luene Garcia Nunes de Oliveira Abreu, com um buquê de rosas.

 

Presentes ao evento o vereador e professor Luciano Costa; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle; o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros; secretário de Governo, Márcio Cavasana, além de outras autoridades.