Estrutura do Carnaval começa ser montada ao longo da passarela do samba

A Prefeitura já está montando a estrutura do Carnaval Cultural de Corumbá. Serão mais de 70 toneladas na instalação dos camarotes, arquibancadas, tendas, torres de jurados, estande e do palco onde acontecerão os shows populares. O trabalho foi iniciado esta semana e está a cargo da Fundação de Cultura.

 

Este ano, o público contará com 52 camarotes de 2,50 x 4,40 metros, localizados na Avenida General Rondon entre a XV de Novembro e a 7 de Setembro, além de outros 26 com dimensões de 3,00 x 2,65 metros, entre a 7 de Setembro e Major Gama, com capacidade total para 1.170 pessoas, 15 em cada um.

 

Além dos camarotes, a Prefeitura vai instalar 400 metros e arquibancadas metálicas ao longo do circuito, na Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, com capacidade para quatro mil pessoas. A exemplo do ano passado, idosos e cadeirantes terão um espaço reservado na Passarela do Samba, com capacidade para 150 pessoas.

 

Já o palco será montado na Praça Generoso Ponce e suas dimensões são de 16,00 x 14,00 metros. Lá acontecerão os shows populares nas cinco noites de folia.

 

Este ano, o sistema de som contará com juma estrutura de 100.000 watts de potência ao longo da Passarela do Samba, e 40.000 watts de potência no palco da Generoso Ponce.

 

Uma grade de contenção com quatro mil metros de extensão, será instalada no circuito da folia. No percurso da Avenida General Rondon também serão montadas três torres de jurados com capacidade para seis pessoas, cada. A estrutura contará também com uma tenda de locução de pista, além de sete tendas de 5,00m x 5,00 metros para atender setores da saúde, Conselho Tutelar e demais serviços de apoio.

 

O Jardim da Folia, n a Praça da Independência, também está ganhando uma grande estrutura. Para a abertura já na sexta-feira, 21, o local contará com uma tenda de apoio, uma tenda que abrigará a exposição de fotografias, além de um circo e um palco com passarela. O local terá também praça de alimentação.

 

Em todo o circuito da festa, a Prefeitura vai instalar 95 banheiros químicos. Nove serão no Jardim da Folia, entre eles um para pessoas portadoras de deficiência; quatro na concentração do Bloco Sandálias de Frei Mariano, e 82 na Passarela do Samba.

 

Serão 10 banheiros químicos portáteis na praça ao lado da Boate 1054; 32 na Rua Arthur Mangabeira (dois para deficientes); seis na Major Gama com a Avenida General Rondon; seis na Firmo de Matos com  a Avenida; 20 para atender os camarotes; quatro para atender os camarins do palco dos shows; dois para atender a área reserva para idosos e pessoas com deficiência, e dois para atender a triagem da segurança.

 

Informações turísticas

 

Além da estrutura ao longo do circuito, a Prefeitura vai montar um estande de informações turísticas na BR-262, ao lado do Posto Fiscal do Lampião Aceso, que contará com um receptivo. No local serão distribuídos kits de boas vindas, de educação ambiental, de prevenção a saúde, o novo mapa turístico de Corumbá em três línguas (português, inglês e espanhol), material referente à campanha de enfretamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, além da programação do carnaval.