Ensaio técnico reunirá escolas de samba de Corumbá em teste pela avenida

As dez escolas de samba que integram a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) participam do ensaio técnico programado para este sábado, 22 de fevereiro, na semana que antecede os inícios dos festejos de Momo na cidade.

 

Previsto para começar às 19 horas, o ensaio é a oportunidade que as agremiações possuem para acertas detalhes da apresentação, porém que fazem toda a diferença como explica do presidente da Liesco, Enilde Vital da Costa, conhecido como “seo Nelson”.

 

“Este é o momento para que as escolas testem a evolução de quesitos como a comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira e, principalmente o recuso da bateria, pois a cada ano a quantidade de ritmistas vem aumento, bem como as inovações que cada agremiação busca neste quesito que é considerado o coração da escola”, explicou Enilde ao afirmar que todas as entidades levarão para a avenida já, neste ensaio, as baterias com o número mínino de componentes exigidos no regulamento da Liga.

 

Durante o trajeto, os integrantes das escolas conhecem as condições mostradas no percurso como o espaço ocupado com arquibancadas e a disposição das torres de avaliação, onde são abrigados os jurados que analisam os nove quesitos.

 

Ainda conforme o presidente, o teste não fica reservado somente às escolas de samba, mas também à própria Liesco, que é responsável por coordenar o desfile com seus fiscais de pista, fazendo cumprir os itens obrigatórios de cada agremiação.

 

Já para o público, o ensaio técnico é a manifestação antecipada da folia, uma vez que após as apresentações já se tornou comum o grande número de foliões que seguem a escola até a dispersão.

 

Cada escola tem tempo definido de 30 minutos para sua apresentação, com os quais calcula-se o final do ensaio para a meia-noite. As escola se apresentarão, conforme ordem definida em sorteio realizado pela Liesco tanto  para o Grupo de Acesso quanto para o Grupo Especial. Assim o cronograma é o seguinte: Caprichosos de Corumbá; Estação Primeira do Pantanal; Imperatriz Corumbaense; Major Gama; Vila Mamona; Acadêmicos do Pantanal; Marquês de Sapucaí; Mocidade Independente da Nova Corumbá; Império do Morro e A Pesada.