Corumbá realiza ações educativas para lembrar Semana contra o Alcoolismo

O Brasil celebra de hoje, 17, até o dia 21 de fevereiro, a Semana Nacional contra o Alcoolismo. A data está sendo lembrada em Corumbá com realizações educativas que estão a cargo da Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT).

 

As ações serão desenvolvidas por meio de blitzes e as duas primeiras estão programadas para a terça-feira, 18, e quarta, 19, com foco nos condutores de veículos. A atividade terá apoio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat). Na terça, a blitz será na Rua Albuquerque esquina Avenida Ricardo Franco, e na quarta, na Frei mariano esquina com 13 de junho, as duas no período das 09 às 11 horas.      

 

Além disso, para o dia 25 de fevereiro, está marcada uma atividade educativa no presídio feminino. Além da Agetrat, as realizações contam com apoio do CAPSad e do Alcoólicos Anônimos.

 

A semana tem o objetivo de divulgar os males causados pelo alcoolismo e também mostrar as dificuldades do alcoólatra para sair dessa dependência, já que o álcool é uma das mais consumidas em todo o mundo, em ter as drogas lícitas.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença física, espiritual e mental. A medicina ainda não sabe por que algumas pessoas desenvolvem a dependência e outras não. Sabe-se que herança genética, personalidade e ambiente social também desencadeiam o problema. A dependência química é uma doença crônica, cujo tratamento requer uma profunda mudança de atitudes por parte do dependente e sua família.