Conselho de Cultura empossa novo quadro para biênio 2014-2015

Os representantes dos diversos setores culturais da cidade eleitos para comporem a gestão 2014-2015 como membros não-governamentais do Conselho Municipal de Cultura, bem como os indicados pelo Executivo Municipal como membros governamentais tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 03 de fevereiro, no auditório do Paço Municipal.

 

De acordo com o decreto municipal nº 1.293, de 15 de janeiro de 2014, o atual Conselho está composto por dezessete pessoas, entre membros titulares e suplentes. O mesmo documento, em seu artigo segundo, destaca que a nomeação de conselheiro não implica em remuneração ou gera vínculos diretos com o Município, sendo a função considerada de prestação de serviço público relevante.

 

A vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rondon, falou aos conselheiros sobre a importância do comprometimento com os trabalhos do Conselho.

 

“Temos que encarar como um compromisso, pois nós, do governo Paulo Duarte (prefeito), iniciamos nosso gestão, em 2013, com a aprovação do Plano Municipal de Cultura, o que nos colocou à frente de muitos municípios do nosso Estado e temos que continuar sendo essa referência”, lembrou.

 

Ela observou ainda que o setor cultural tão importante para Corumbá precisa, cada vez mais, trazer o caráter democrático para suas ações e por isso, o Conselho, que é um órgão representativo e deliberativo, tem papel fundamental.

 

Ressaltando que a cultura vai além de eventos, Rolon pontuou que um dos pensamentos norteadores para a cultura de Corumbá passa a ser a formação, tanto de plateia como de artistas e produtores. Para isso, ela destacou que ações foram traçadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

 

A gestora cultural afirmou também que, em 2014, o FIC (Fundo Municipal de Investimento à Cultura) deverá ser implantado, através de um edital.

 

“O FIC vai acontecer, estamos discutindo dentro de nossa realidade atual qual é o percentual que o município poderá investir”, comentou.

 

Em uma próxima reunião, que deve ser agendada ainda neste mês de fevereiro, acontecerá a eleição do presidente e do vive-presidente do Conselho Municipal de Cultura. Os nomes devem ser escolhidos entre os membros titulares e, conforme o regimento interno do Conselho, essa gestão deverá ter uma representante não-governamental, ocupando cargo na presidência.

 

Confira a formação do Conselho Municipal de Cultura biênio 2014-2015:

 

SEGMENTO GOVERNAMENTAL

 

Fundação de Cultura de Corumbá

Márcia Raquel Rolon (titular)

Ubirajara Sebastião de Castro Júnior (suplente)

 

Fundação de Cultura de Corumbá

José Gilberto Garcia Rozisca (titular)

Athayde Oliveira dos Santos Júnior (suplente)

 

Gabinete do Prefeito

Lauzie Michelle Mohamed Xavier (titular)

Ana Paula Badari (suplente)

 

Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento

Maricleide Neves Barboza de Oliveira (titular)

Rosangela Rodrigues Gomes (suplente)

 

Secretaria Municipal de Educação

Gilson Lima Domingos (titular)

Lourival Moraes Fernandes (suplente)

 

 

SEGMENTO NÃO GOVERNAMENTAL

 

Armindo Tudela Fardim – Artesanato (titular)

 

Arturo Castedo Ardaya – Festejos Populares (titular)

 

José Roberto dos Santos Júnior – Produção Cultural e Instituição Não Governamental (titular)

 

Silvia Teresa Mercado Cedron – Patrimônio Material e Imaterial (titular)

 

Virgílio Miranda Neto – Música (titular)

 

Deiny Taceo Rejala – Artes Plásticas (suplente)

 

Lívia Galharte Gaertner – Literatura (suplente)