Com climatização, Corumbá dá mais um passo para ser referência na educação

Corumbá dá mais um passo para se tornar uma referência na educação sul-mato-grossense. Até o segundo semestre, a Prefeitura pretende implantar aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula das 28 escolas, creches e Centros de Educação Infantil, assegurando maior conforto para o aprendizado das crianças.

 

E o ano de 2014 começou pela Escola Municipal Experimental de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga. Na manhã dessa terça-feira, 11, o prefeito Paulo Duarte fez a entrega do sistema de climatização das 18 salas de aula do estabelecimento, beneficiando 380 alunos do Ensino Fundamental.

 

Mas, não foi apenas instalação dos equipamentos. Antes, houve necessidade de uma reforma geral no sistema elétrico, para comportar os 49 aparelhos. Além disso, o prefeito entregou também a climatização de outros seis ambientes do Centro de Educação Infantil Valódia Serra, ligado àquele estabelecimento de ensino.

 

A climatização faz parte do projeto “Bons Ventos” e integra um compromisso do Chefe do Executivo corumbaense de levar este benefício para todas as unidades da Reme. “Estamos iniciando um cronograma e, até o mês de março, vamos estar com 16 escolas totalmente climatizadas”, festejou Duarte.

 

O prefeito festeja o projeto “Bons Ventos”. Segundo ele, trará novos ares e condições dignas de ensino e de trabalho, atendendo não só alunos, mas também professores, diretores e gestores da Reme. “Nesses 13 meses como prefeito, já inauguramos muitas obras. Mas, a climatização das salas de aula é o que m ais me emociona. É a realização de um sonho. Também estudei em escola pública e sei como é difícil enfrentar o calor”, declarou.

 

O prefeito aproveitou a ocasião e reforçou a importância da educação em sua gestão. “Hoje, damos a arrancada definitiva desse projeto que eu cuidei pessoalmente. É a reafirmação do nosso respeito à educação, às crianças, aos professores e demais servidores do setor. É a certeza de que isso representa o salto de qualidade que a nossa cidade e o nosso País precisam”, observou o prefeito ao completar que, foram mais de 700 aparelhos adquiridos com recursos próprios.

 

“Nossa meta é ter, até o segundo semestre, todas as escolas com salas de aula climatizadas”, anunciou Paulo para, em seguida, lembrar que ar condicionado nas salas de aula não representa nenhum tipo de luxo, mas sim uma necessidade em Corumbá.

 

“O nosso clima é extremamente quente, uma média de 40 graus. Se o adulto já sofre imagine nossas crianças dentro de uma sala de aula? O que fizemos foi dar sequência a um projeto que temos que é tornar Corumbá uma referência na educação. E isto passa por maior conforto para o aprendizado de nossos alunos, e também para os professores ensinarem”, comemorou.

 

Qualidade e conforto

 

Quem também celebrou a conquista foi a secretária de Educação Roseane Limoeiro. “È uma imensa felicidade estarmos aqui concretizando mais um desafio que nos foi dado. Agradeço a Deus e toda equipe da secretaria de Educação, pelo compromisso e determinação com o trabalho desempenhado em nossas escolas”, destacou.

 

Somente na Escola Tilma Fernandes, são 49 equipamentos para climatizar 18 salas de aula. Durante o ato dessa manhã, a diretora Maria Aglauri Gomes Barbosa, agradeceu ao prefeito. “Toda equipe Tilma Fernandes está muito feliz com esse beneficio que vai agregar qualidade e conforto para os nossos alunos e educadores”, declarou a diretora.

 

“Com esse conforto que recebemos, com certeza vamos aprender muito mais”. A frase é de Radija Fernandes, aluna da 7ª série da Escola Municipal Experimental de Educação Integral Tilma Fernandes Veiga, uma das 380 crianças beneficiadas pelo programa de climatização que a Prefeitura está implantando nas salas de aula das escolas da Reme. Radija falou em nome de seus colegas durante a inauguração.

 

Feliz em receber um ambiente agradável para estudar, o aluno do 6º ano, Luciano Junior Godoy Ibarra, expressou a emoção que sentiu quando soube que sua escola seria beneficiada. “Era muito difícil estudar com todo esse calor. Nós tínhamos uma dificuldade muito grande de concentração durante as aulas”, contou. “Quando o prefeito falou que ia colocar ar condicionado nas salas, a emoção foi tão grande, que pensamos: não vamos mais passar calor!”, completou o menino, garantindo que agora ficará até mais animado para estudar.

 

Participaram da solenidade os vereadores Carlos Alberto Machado, Yussef Salla, Luciano Signorelli Costa e Cristina Lanza; a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon; o diretor-presidente da Fundação de Esporte de Corumbá, Elvécio Zequetto; o coordenador de segurança pública, Fernando Lucena; a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, além de outras autoridades.