Cibalena e Xupeta com tudo pronto para mais um ano de folia e irreverência

Os mais famosos blocos de sujos de Corumbá, Xupeta e Cibalena, que respectivamente desfilam na 5ª e 6ª feiras de carnaval, estão com tudo pronto para, mais um ano, mostrarem a irreverência e a alegria do folião corumbaense.

 

O presidente do bloco Xupeta, Vinícius Provenzano Esnarriaga, estima que cerca de 8 mil pessoas devam acompanhar o bloco este ano, partindo da concentração na rua Cuiabá, entre as ruas Antônio João e Tiradentes, na área central da cidade.

 

No Xupeta, a festa é comandada, na maioria, por jovens, cujo público masculino se traveste de mulher, e o feminino adota o estilo “cafona” com roupas extravagantes e de gosto duvidoso.

 

“O bloco já é uma tradição, eu mesmo comecei a desfilar nele muito jovem”, conta o presidente Vinícus ao calcular que o Xupeta surgiu há mais de 20 anos.

 

A concentração do bloco Xupeta está marcada para começar às 19 horas com sonorização do DJ Léo, o Rei da Madrugada, já a descida está programada para às 22 horas.

 

No mesmo endereço de concentração, porém na sexta-feira, 28 de fevereiro, é a vez do mais tradicional bloco de sujo da cidade, o Cibalena. Criado, através de uma reunião de amigos em m bar da rua Ladário, na década de 70, o bloco veio ganhando grandes proporções ao longo de décadas e se tornou o maior da cidade, arrastando, nos últimos anos, um público estimado em 30 mil pessoas para a avenida.

 

Elias Ferreira, presidente do Cibalena, afirmou que tudo está pronto para mais um ano de folia, incluindo o trio elétrico, a animação do DJ Maurício e da banda Trovão Azul, que, anualmente, executa o hino oficial do bloco, cujos versos cantam: “Sou atrevido, sou garanhão, sou Cibalena de coração”.

 

A respeito de boatos que falavam sobre a não participação do bloco no carnaval deste ano, ele comentou. “Todo ano tem esse tipo de conversa, já virou até tradição, mas o certo é que, ano após ano, a gente desce para avenida com uma multidão”, observou num tom bem-humorado.

 

Ele destacou ainda que a fama do bloco é tão grande que já foram confirmados cinco ônibus que trarão foliões de Campo Grande para brincar o carnaval no Cibalena que, em sua concentração, tem um momento especial: o concurso que elege a musa do bloco.

 

O desfile das fantasias mais originais acontece numa carroceria de caminhão e os concorrentes são avaliados por um corpo de jurados. Os vencedores levam troféus para casa, além da recordação de bons momentos vividos no carnaval de Corumbá.

 

A concentração do Cibalena começa 17 horas, já o concurso para musa terá início às 20 horas. A descida está marcada para acontecer às 21h30.