Ana Moser lança projeto de formação de professores em Corumbá

Depois firmar parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá, em dezembro do ano passado, a ex-capitã e atacante da Seleção Brasileira de Vôlei, Ana Moser que, atualmente se dedica a comandar o Instituto Esporte & Educação (IEE), retornou à Corumbá para a concretização do projeto Formação Continuada de Professores das Redes Públicas.

 

A ex-atleta falou para uma platéia composta por professores de educação física e autoridades dos municípios de Corumbá e Ladário ao explicar o projeto que será desenvolvido ao longo deste ano. Ela detalhou que os principais pontos a serem trabalhados, em forma de módulos, são: a construção coletiva, a inclusão e a diversidade.

 

Ainda, de acordo com Moser, a formação permitirá sistematizar as práticas e os instrumentos didáticos do esporte nas escolas. Pelo cronograma do projeto, o segundo semestre deve ser voltado para a realização de eventos esportivos e o encerramento acontecerá com um seminário interno.

 

“A gente aumenta essa rede das pessoas que falam do esporte, da educação física, do movimento como direito e que colocam isso na prática. Muitas vezes, o professor de educação física é um ser solitário dentro da escola, tem poucas pessoas com quem trocar, sentem a falta de política de direcionamento de seu trabalho. E trabalharmos nisso juntos, fortalece uma rede de professores”, observou.

 

Alexandre Campanha, diretor da Vale em Corumbá, empresa que patrocina o projeto nos municípios pantaneiros, ressaltou que a realização do projeto concomitantemente em Corumbá e Ladário já demonstra uma das características do esporte, que é o encontro, a celebração.

 

Ele lembrou também que, dentre as várias cidades no país onde o projeto é desenvolvido, Corumbá e Ladário assumem caráter de pioneirismo dentro de Mato Grosso do Sul. “São as primeiras cidade do Estado onde o projeto de formação continuada se instala”, afirmou.

 

Em sua fala, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte frisou a importância do esporte para a formação do cidadão. “O esporte propicia essa forma de você se relacionar com as pessoas, de aprender a ganhar e perder, de respeitar o outro. É uma atividade extremamente democrática”, analisou.

 

O chefe do Executivo descreveu o papel da prática esportiva que, desde a infância, está presente em seu cotidiano. Ele aproveitou para falar da valorização do profissional da educação física e lembrou projetos de lei aprovados ainda em sua gestão como deputado estadual.

 

Paulo Duarte também fez questão de compartilhar a informação de ações que irão revitalizar e fortalecer os ambientes públicos para a prática do esporte. Ele confirmou a reforma do complexo do Ginásio Poliesportivo de Corumbá ainda este ano, bem como lembrou obras em andamento da Praça de Esportes e da Cultura, no bairro Jardim dos Estados e as recentes inaugurações das academias ao ar livre da praça São Francisco e no complexo do Ginásio Poliesportivo.

 

Ao todo serão 80 profissionais de Educação Física, sendo 60 de Corumbá e 20 de Ladário, passarão pelo curso de 10 meses, com um programa formulado para integrar teoria e prática e distribuído em 5 módulos presenciais de 16 horas cada e formação à distância entre cada módulo.