Alunos participam da campanha Pedestre eu Cuido por um trânsito seguro

Alunos da Escola Municipal Delcídio do Amaral participam nesta sexta-feira, da campanha “Pedestre eu Cuido – Veículo na via Pedestre na faixa”. A ação está a cargo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) da Prefeitura de Corumbá e marca a abertura da quinta etapa do programa que será estendida às demais escolas da área urbana, principalmente aquela localizadas em vias de grande fluxo de tráfego.

 

A ação na Escola Delcídio do Amaral, localizada na Avenida Rio Branco, a partir das 10 horas. Trata-se de um trabalho de educação no trânsito com participação direta de alunos da rede de ensino. Segundo a coordenadora da campanha, Juciane Santos, da Agetrat, serão distribuídas camisetas e mãozinhas (símbolo da campanha) aos alunos que participarão da simulação de travessia segura.

 

Esta é a quinta etapa da campanha, iniciada com palestras em sala de aula, simulações em pátios de escolas, sinalização e blitz com condutores. Os trabalhos contam com participação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e visam implantar nos ambientes interno e externo das escolas públicas e privadas do Município, o desenvolvimento de práticas pedagógicas com a finalidade de trabalhar comportamento, postura e comunicação viária, bem como promover a cultura do respeito ao pedestre e à faixa de segurança nas vias públicas.

 

Em janeiro, a Agetrat e parceiros desenvolveram ações com foco nos condutores de veículos, orientando-os sobre a preferência do pedestre na via pública. A coordenadora explicou ainda que a Agetrat vai seguir uma programação de atividades durante todo o ano envolvendo as escolas, além dos condutores de veículos. A partir de agora, a campanha está focada na volta às aulas.

 

“Vamos orientar os estudantes e familiares sobre a importância da comunicação viária, visual e gestual, e das regras de ver e ser visto, circulação e travessia segura nas faixas de segurança existentes no entorno das escolas”, informou.