Saúde discute planejamento familiar em reunião na segunda pela manhã

Integrantes do setor de humanização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá marcaram para a próxima segunda-feira, 13, a primeiro reunião de trabalho intersetorial do Planejamento Familiar. O encontro acontece no auditório do Paço Municipal, no período das 08 às 11 horas.

 

O Planejamento Familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à saúde da mulher, homem, casal, adolescente e jovens, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde e à garantia dos direitos reprodutivos.

 

Em Corumbá, a Secretaria de Saúde está dando ênfase e intensificando o programa de Planejamento Familiar a partir da série histórica da taxa de natalidade nos últimos três anos, bem como dos indicadores crescentes de precocidade na gestação, precocidade nos partos, do aumento de abortos seguido de curetagem e da imaturidade dos parceiros masculinos.

 

“Levando em consideração que 67% da população de Corumbá, entre homens e mulheres, estão em idade fértil, se torna em caráter de urgência a implantação do cronograma de atendimento ampliado e intersetorial, voltado para orientação e aplicação dos métodos contraceptivos”, explica Nadja Pinheiro Chauvet, coordenadora do projeto.

 

Ela explica que é importante lembrar que, com Planejamento Familiar, a Prefeitura busca reduzir as gestações indesejadas, prematuras, que reflete inclusive na redução da mortalidade infantil. Por isso mesmo a necessidade de iniciar 2014 com a elaboração do plano de ação intersetorial em Planejamento Familiar.

 

Além da equipe da Saúde, participam da reunião representantes das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Educação, bem com o das fundações de Cultura e do Turismo, que contribuirão para o estabelecimento de uma agenda de execução do Plano Municipal de Planejamento Familiar de 2014, garantindo mais saúde e controle social.