Juventude avalia os avanços em 2013 e projeta mais ações para 2014

A Prefeitura de Corumbá prevê um maior número de ações para este ano de 2014 envolvendo a juventude corumbaense, ampliando os programas e projetos desenvolvidos em 2013 pela Casa da Cidadania da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Na última semana, a equipe da Gerência de Políticas para a Juventude iniciou os entendimentos com representantes dos mais diferentes  movimentos urbanos jovens, quando foi possível avaliar 2013 e projetar as atividades para o decorrer deste ano.

 

A iniciativa, conforme o subsecretário Nilo Corrêa, é estabelecer um cronograma de atividades para ampliar, cada vez mais, “os direitos, expressões, olhares e a voz da juventude corumbaense em 2014”, disse, observando que, ainda esta semana, a gerência inicia um ciclo de reuniões com cada um dos segmentos, para estabelecer as metas e desenvolver os projetos para a juventude da cidade.

 

O gerente de Políticas para Juventude, Victor Raphael de Almeida, explicou que estes encontros acontecerão também nos bairros. “É hora de realizarmos um verdadeiro levantamento do que pensa o jovem corumbaense. Para isto teremos o auxílio desses segmentos que serão parceiros não só nas ações da Gerência, nas atividades que competem às expressões artísticas, mas também na elaboração do Censo Jovem, que será a culminância de tudo que planejamos dentro da Gerência, seguindo uma orientação do prefeito Paulo Duarte”, afirmou.

 

O subsecretário Nilo Corrêa ressaltou que a proposta de reunir os jovens é saudável para o andamento da pasta. “Não adianta fazer toda a ação para a juventude, se ela não é parte integrante e protagonista destas políticas. É dela que surgem as demandas que devemos atender como poder público que somos. A ideia é que isso se torne uma constante na prática da Casa da Cidadania, que salientamos ser uma casa aberta a toda a população”, completou.

 

Um dos participantes do encontro da semana passada foi Gabriel Sorriso, representante do semento do skate. Ele, em 2013, apresentou o projeto de reforma da pista de skate do Complexo do Poliesportivo ao Prefeito Paulo Duarte, fruto de uma articulação entre a Gerência de Juventude e este segmento. “Conseguimos mostrar ao prefeito aquilo que queríamos para melhorar não só visualmente a pista, mas deixá-la em condições de receber competições de nível e atrair mais adeptos”. O projeto foi integrado à reforma completa do Complexo Poliesportivo, que deve começar agora em 2014.

 

Silvio Magno, o “Shock”, também avaliou positivamente o trabalho realizado em 2013: “O Break e os Bboys voltaram a serem falados na cidade por conta da iniciativa da Gerência em desenvolver o campeonato, que estava ha alguns anos parado. Além disso, conquistamos um local para ensaios e podemos aumentar o nível de nossa habilidade para mostrar em outros municípios”, celebrou.