Figurino para Corte de Momo 2014 terá cores da bandeira nacional

Apesar de o carnaval estar previsto para período entre o final de fevereiro e início de março, a Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Cultura, já iniciou 2014 com os preparativos para a maior festa popular do centro-oeste brasileiro.

 

O figurino da Corte de Momo, por exemplo, já está todo definido e seguirá a paleta de cores da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco) em referência à Copa do Mundo, evento esportivo que este ano será realizado no Brasil.

 

Além das roupas com muito brilho, também estão prontas as capas, faixas, cabeças e demais adereços da corte. A coroa e o cetro do representante maior da folia, o Rei Momo, foram incrementados com pedrarias e destaque para o tom dourado.

 

Os novos trajes estão sob os cuidados da artesã Sônia de Luque que providência o acabamento das peças em trabalho realizado na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA).

 

Dentro dos próximos dias, a Prefeitura divulgará o edital para o concurso da Corte de Momo 2014. No ano passado, comandaram a festa popular: Douglas Vilalva de Oliveira, como rei Momo; Darlene Cristina Silva de Figueiredo, como rainha; além de Raiane de Paula e Natália Magalhães, como princesas.

 

Escolas de samba

 

Nesta quarta-feira, 08 de janeiro, acontece o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Carnaval Cultural 2014. Na oportunidade será feita a prestação de conta do primeiro repasse feito pela Prefeitura às escolas, em dezembro.

 

O encontro com os representantes das agremiações carnavalescas e da diretoria da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) está marcado para começar às 19 horas, no ILA.

 

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, vice-prefeita Marcia Rolon, que está respondendo pelo Poder Executivo, na ausência do prefeito Paulo Duarte, também serão tratados “outros assuntos importantes como locais de concentração das escolas nos dias de desfiles; regulamento”.

 

A novidade para este ano será o programa “Esquenta Corumbá” previsto para início no último domingo de janeiro. A proposta é realizar oficinas com temas como Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Fantasia, Alegoria, entre outras. 

 

“Vamos fazer também o sorteio da ordem do programa Esquenta Corumbá que, este ano, terá participação de todas as baterias das escolas de samba da cidade, além da apresentação da programação”, explicou.