Equipe dos CRAS é capacitada para atender alunos do Pronatec, em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá está capacitando técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I, II, III, IV e Rural) responsáveis pelo atendimento à população corumbaense. Os serviços fazem parte de uma ação adotada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, para assegurar um melhor serviço à comunidade em relação aos próximos cursos do Pronatec.

 

A capacitação se deve principalmente ao processo de desenvolvimento econômico da cidade e o consequente aumento de oferta de oportunidades de trabalho. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, informou que, a proposta do prefeito Paulo Duarte é reforçar os programas de qualificação profissional ao segmento mais vulnerável da população com cursos, aliando educação e inclusão produtiva, além de adotar estratégias para o acesso ao mundo do trabalho, com a execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS/TRABALHO, que estabeleceu uma relação entre os cursos ofertados, interesse dos alunos e as demandas da economia local.

 

“Para garantir um bom atendimento a este público, estamos capacitando nossa equipe técnica dos CRAS, que atende diretamente os usuários e que são responsáveis pelas pré-inscrições e encaminhamentos para os cursos do Pronatec”, explicou Andréa.

 

A capacitação está a cargo da gerente do SENAC de Corumbá, um dos parceiros da Prefeitura na realização do Pronatec, e é voltada à característica do perfil profissional de cada curso ofertado. Além disso, os técnicos estão recebendo orientações gerais sobre o Pronatec, inclusive sobre documentos necessários para as matrículas.

 

As técnicas do ACESSUAS/Trabalho também participam da capacitação. Elas são responsáveis por acompanhar os cursos no Município. Este ano, a intenção da Prefeitura é ofertar 1.645 vagas, distribuídas da seguinte maneira: 785 no SENAC, 90 no SENAR, além de 779 no SENAI.