Corumbá desenvolve programa para garantir maior segurança aos pedestres

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) iniciou uma nova etapa do programa Pedestre eu Cuido – Veículo na via Pedestre na faxa”. As atividades estão ocorrendo em vias urbanas localizadas próximas a estabelecimentos de ensino e desde a última semana, o trabalho tem acontecido nas escolas Delcídio do Amaral (Municipal) e Carlos de castro Brasil (Estadual), já como parte dos preparativos para o início do ano letivo. A Polícia Militar é parceira nesta realização.

 

O programa está sendo desenvolvido por meio de ações educativas para um trânsito mais seguro, envolvendo pedestres e também motoristas, inclusive com instalação de faixas e placas, para informar que nesses locais, a Prefeitura e parceiros estarão realizando a campanha.

 

A coordenadora do programa Juciane Santos explica que o projeto visa implantar nos ambientes interno e externo das escolas públicas e privadas do Município, o desenvolvimento de práticas pedagógicas como finalidade de trabalhar comportamento, postura e comunicação viária, bem como promover a cultura do respeito ao pedestre e à faixa de segurança nas vias públicas.  “Nesta etapa vamos trabalhar o condutor, orientando-o sobre a preferência do pedestre na via”, explicou.

 

A coordenadora informa também que a Agetrat já está com uma programação de atividades para o ano envolvendo todas as escolas, além dos condutores de veículos. Neste primeiro momento, os condutores são os alvos e, a partir do dia 05 de fevereiro, a Agência inicia um a nova etapa, que é a Volta às Aulas.

 

“Vamos orientar os estudantes e familiares sobre a importância da comunicação viária, visual e gestual, e das regras de ver e ser visto, circulação e travessia segura na faixa de segurança no entorno das escolas”, informou.

 

Esta campanha vai até o dia 15 de fevereiro e, no período de 20 a 27, véspera do Carnaval, está prevista instalação de faixas e distribuição de panfletos informativos, inclusive sobre bebida alcóolica, em vias públicas, além de palestras nas empresas da cidade.