Corumbá abre pré-matrícula para os três primeiros cursos do Pronatec

Estão abertas as pré-matrículas para os três primeiros cursos do ano de 2014 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Governo Federal, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e do SENAR.

 

Os cursos disponibilizados são para as áreas de cuidador infantil, recepcionista de eventos e operador de caixa. Os interessados devem fazer suas  inscrições nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Nesta primeira etapa, os cursos acontecerão no SENAC, no SENAI e no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco.

 

Neste ano foram pactuados novos cursos de acordo com pesquisas da equipe do Programa ACESSUAS/Trabalho, por meio de reuniões intersetoriais com outras politicas públicas ligadas a indústria e comércio, de acordo com a demanda do município voltadas a necessidades do comércio local. 

 

Estão programados cursos nas áreas da saúde, como cuidador infantil; turismo e hospitalidade, como os cursos de recepcionista de eventos, salgadeiro, pizzaiolo e auxiliar de cozinha; bem como cursos  voltados para as áreas de gestão, beleza e meio ambiente, como auxiliar de recursos humanos, auxiliar de operador em logística, maquiador e auxiliar de fiscalização ambiental.

 

Além desses novos cursos, estão mantidas capacitações que em 2013 foram bastante solicitados pelos usuários, e que são considerados imprescindíveis para o desenvolvimento e qualificação local. Entre eles estão o de operador de computador, recepcionista em meios de hospedagem, montador e reparador de computador, atendente de nutrição, balconista, recepcionista em serviços de saúde, representante comercial, recepcionista, auxiliar administrativo, almoxarife e operador de caixa, todos ofertados pelo SENAC no total de 785 vagas.

 

Serão ofertadas também qualificações voltadas para indústria, que são os cursos do SENAI que este ano inovou e ampliou a oferta no sentido de ampliar a capacidade de qualificação. No local serão disponibilizadas 770 vagas para os cursos de agente de gestão de resíduos sólidos, ajustador mecânico, almoxarife de obras, amostrador de minérios, eletricista industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, beneficiador de minérios, mecânico de motor diesel, operador de computador, operador de mina, operador de processos químicos industriais, pedreiro de alvenaria, operador de processos químicos em mineração, pintor de obras, porteiro e vigia, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga  e torneiro mecânico.

 

A população rural também será atendida com cursos de qualificação e formação continuada, em parceria com o SENAR, que em 2013 capacitou cerca de 90 alunos nos assentamentos Taquaral e Paiolzinho, como também no Distrito de Albuquerque.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, ressalta que em 2014, os cursos de formação continuada e inclusão produtiva, para todos os usuários atendidos, vão promover  a educação e qualificação profissional de cerca de 1.645 corumbaenses, propiciando maiores condições para concorrer às vagas no mercado de trabalho e modificando a situação da população em situação de vulnerabilidade social.