Aulas do Projeto Lapidando Talentos começam na próxima segunda-feira

As aulas do Projeto Lapidando Talentos para a Carreira Profissional começam na próxima segunda-feira, 27, em Corumbá. A iniciativa está a cargo da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) por meio de uma parceria com as prefeituras de Corumbá e Ldário, Fecomércio-MS, Sebrae, UFMS e IFMS.

 

O projeto busca atender alunos da rede pública de ensino de Corumbá e Ladário (estadual e municipal), proporcionando aos jovens a possibilidade de uma carreira profissional digna por meio de estratégias de práticas profissionalizantes.

 

Neste primeiro ano, a proposta prevê que 40 estudantes de escolas públicas das duas cidades cursem gratuitamente o Ensino Médio na Escola do Sesi e façam o curso técnico em mecânica industrial no Senai, além de receberem apoio de psicólogos e de assistentes sociais, quando necessário.

 

A aula inaugural do Projeto será realizada nesta segunda-feira, às 19h30, no Anfiteatro Salomão Baruki, no Bairro Universitário, em Corumbá, com a presença de representantes de todos os parceiros envolvidos no Lapidando Talentos.

 

Segundo o vice- presidente regional oeste da Fiems, Lourival Vieira Costa, que é presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), a iniciativa foi ganhando corpo à medida que constatava-se a importação de mão-de-obra para atuar nas empresas locais.

 

“Incomoda ver que os técnicos estavam sendo trazidos de outras cidades, sendo que temos uma juventude ociosa desempregada que pode perfeitamente ser aproveitada. Queremos formar técnicos para serem líderes, além disso, darmos uma boa base para que possam cursar uma faculdade, caso queiram”, declarou.

 

Ele disse ainda que a intenção é estender o trabalho também para as famílias, de forma que os parentes possam fazer cursos rápidos de qualificação oferecidos pelas instituições parcerias. “É uma união muito importante para podermos preparar os futuros profissionais, e essa preparação também envolve o ambiente familiar”, ressaltou.

 

Os alunos foram indicados por escolas públicas e passaram por rigoroso processo de seleção. “No total, 235 alunos fizeram a prova de seleção e 80 foram selecionados, a partir daí, eles fizeram testes com psicólogos e foram selecionados 40 estudantes. Os melhores entre os inscritos”, contou, completando que 25 são mulheres e 15 são homens.

 

Serviço – A aula inaugural será realizada no Anfiteatro Salomão Bruki, localizado na Rua Poconé, 285, Bairro Universitário, em Corumbá. (Assessoria da Fiems)