Ação Povo das Águas realizou mais de 2 mil atendimentos médicos em 2013

Mantido pela Prefeitura de Corumbá, o Programa Social Povo das Águas efetuou mais de 2 mil atendimentos médicos só em 2013. Voltada aos ribeirinhos que vivem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense, a ação é coordenada pela Secretaria de Governo e reuniu diversos profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Produção Rural e Defesa Civil.

 

Nas nove viagens realizadas no ano passado, foram feitos 2.431 procedimentos de enfermagem e 704 atendimentos odontológicos.  As equipes ainda promoveram a pesagem de 1.043 crianças incluídas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e distribuíram 2.066 doses de vacinas diversas, inclusive contra o H1N1. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses imunizaram 678 animais contra a raiva.

 

A Prefeitura também atuou na parte preventiva da saúde dos habitantes tradicionais da planície pantaneira. Mais de 30 mulheres realizaram exames preventivos do câncer do colo do útero, e quase 40 palestras sobre Educação em Saúde também foram levadas às famílias ribeirinhas. Trabalho semelhante foi desenvolvido pela equipe do CAPS ad, que focou no abuso do álcool e drogas.

 

Só em 2013 o Programa Social garantiu a entrega de 2.104 cestas básicas às famílias cadastradas pela Defesa Civil vivendo em situações de vulnerabilidade social, bem como o apoio com mosquiteiros, lonas, botas e cobertores. Paralelamente, os funcionários do CRAS Itinerante cadastraram mais 177 pessoas nos programas sociais mantidos pelo Governo Federal.

 

Para garantir uma alimentação com mais qualidade ao longo de todo o ano, sementes de milho, feijão e diversos outros vegetais e verduras foram distribuídos entre os moradores. Ao todo, mais de 1 tonelada de sementes foram repassadas ao pequenos produtores das partes Alta, Baixa e Média do Pantanal.

 

As crianças ribeirinhas também receberam atenção especial da Prefeitura no ano passado. Durante as ações, quase 2 mil brinquedos foram entregues aos pequenos corumbaenses. Técnicas da Secretaria de Educação realizaram atividades lúdicas que auxiliaram no desenvolvimento cultural, motor e social das jovens e adolescentes.