Protagonismo Juvenil: projeto de encontro é apresentado em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, apresentou nessa sexta-feira, 06, o projeto de realização do VII Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil, como forma de fomentar a participação do adolescente na sociedade. O encontro foi no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), comandado pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle. 

 

O tema do encontro este ano será o meio ambiente de tem como objetivo discutir conceitos e comportamentos relativos ao meio ambiente, sensibilizar os adolescentes para a percepção de suas vulnerabilidades e fatores de proteção e risco, além de capacitar os jovens para que se tornem agentes multiplicadores.

 

O público alvo são os adolescentes de 15 a 18 anos matriculados na rede regular de ensino, adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, adolescentes atendidos pelo CREAS e Casas de Acolhimento. 

 

O encontro é uma realização da Prefeitura, com coordenação da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação de Meio Ambiente e Embrapa.

 

Para Andréa, o Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil será uma grande ação de mobilização social, ampliação e consolidação da rede no Município, e vai permitir uma grande discussão em torno do tema, com participação de educadores, adolescentes e representantes de organismos que atuam com serviços socioassistenciais. 

 

“Hoje apresentamos o projeto do encontro, quando será possível discutir questões, criar, refletir, enfim, aperfeiçoar cada vez mais o exercício da cidadania. Assim possibilitamos o protagonismo, a atuação efetiva dos adolescentes em ações relacionadas ao bem comum”, explicou, destacando que este ano, estas questões estão relacionadas ao meio ambiente. “Será uma oportunidade para refletirmos, identificarmos possibilidades, criar, fortalecer a identidade do adolescente, sua autoestima e sentido de coletividade”, completou. 

 

Protagonismo 

 

O Protagonismo Juvenil, como eixo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, busca criar espaços e condições que possibilitem aos adolescentes e jovens o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo, da postura ética e do compromisso social. 

 

Observa-se que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) desenvolvem continuamente ações de acolhida, apoio e orientação acerca de diversas problemáticas, pautando suas atividades no respeito, ética e incentivo a autonomia da família e de seus membros.