Prefeitura vai atender Popular Nova com programa Corumbá Sempre Bela

Após desenvolver ações no Borrowiski a Prefeitura se prepara agora para atender a Popular Nova com o programa Corumbá Sempre Bela que está permitindo mudar o visual dos bairros localizados na área urbana. Os trabalhos serão desenvolvidos nos dias 19 e 20 de dezembro com envolvimento das áreas de infraestrutura, serviços públicos, saúde, educação e meio ambiente.

 

Esta próxima ação do programa foi oficializada na tarde de terça-feira, 03, durante uma reunião da equipe responsável pela coordenação do Corumbá Sempre Bela. O encontro permitiu ainda fazer uma avaliação dos trabalhos realizados no Borrowiski que atenderam também o Bairro Beira Rio.

 

A ação, segundo Willian Zimi, superintendente de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, permitiu a retirada de toneladas de lixo. “Ainda não concluímos a totalização, mas somente no primeiro dia, retiramos do local cerca de 25 toneladas de lixo”, comentou, já solicitando aos moradores da Popular Nova para que, nos dias 19 e 20, faça uma limpeza geral de seus imóveis, contribuindo para a coleta que acontecerá durante os dois dias.

 

Mas, não foi somente o setor de serviços públicos que atuou no Borrowiski. Antes mesmo da limpeza geral, uma equipe da Fundação de Meio Ambiente realizou um trabalho de educação ambiental nas duas localidades, visitando 114 residências no Borrowiski e 84 no Beira Rio. Integrantes da Brigada PrevFogo apoiaram o trabalho, juntamente com fiscais da Vigilância Sanitária que identificaram imóveis (casas e terrenos baldios) que estão em péssimas condições de higiene, colocando a saúde da população em risco.

 

A Fundação de Meio Ambiente, após este trabalho, expediu um total de 11 notificações e está convocando os proprietários para orientar sobre providências que devem ser tomadas, visando deixar os imóveis em perfeitas condições, sem riscos para a saúde pública, principalmente.

 

Entre estes imóveis notificados está um antigo casarão abandonado que, hoje, serve de abrigo para moradores de rua, estando exposto a ações de marginais. O proprietário está sendo convocado pela Fundação para que tome as devidas providências, tais como limpeza do local e fechamento do imóvel (como já ocorreu em outros da cidade), para evitar que seja utilizado para outras finalidades inclusive criminosas.

 

Popular Nova

 

Na Popular Nova, a comunidade também será atendida com um grande mutirão de limpeza e embelezamento, contribuindo assim para redução de doenças endêmicas, principalmente a dengue a leishmaniose.

 

Estão programados serviços de roçada, capina, retirada de entulho, melhoria na iluminação pública, pintura de meio fio, operação tapa buraco, recuperação de vias pavimentadas com lajotas, além de ações preventivas contra doenças e de educação ambiental visando preservação, destinação correta do lixo e plantio de árvores.

 

O mutirão vai envolver equipes das secretarias de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária), Educação, Assistência Social e Cidadania e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, além da Fundação de Meio Ambiente, da Brigada Prevfogo e da empresa Unipav, responsável pela coleta de lixo, varrição e limpeza urbana da cidade.

 

Para esta próxima edição, a Prefeitura está notificando todos os proprietários de terrenos baldios para que executem a limpeza dos mesmos, inclusive com providências no sentido de construir muros e calçadas. Caso o proprietário não providencie a limpeza, será multado de acordo com a lei.

 

A Prefeitura orienta ainda os moradores para que façam a limpeza de seus imóveis, retirando todo tipo de material (lixo), colocando nas calçadas, para ser coletado pelas equipes da limpeza. Quem desejar fazer poda doméstica, também deve executar com antecedência e depositar o material na calçada para coleta.

 

Mas, para realizar a poda é necessário solicitar autorização junto à Fundação de Meio Ambiente, localizada na Rua 13 de Junho, 457, entre a Sete de Setembro e Major Gama. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3907 – 5342 e 3907 – 5385.