Prefeitura faz repasse de R$ 227 mil para atender a APAE de Corumbá

A Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE) recebeu na tarde de terça-feira, 17, R$ 227.586,95 provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), que serão aplicados em melhorias na instituição. O repasse foi feito pelo prefeito Paulo Duarte que, mais uma vez, enalteceu o trabalho desenvolvido no local, com pessoas portadoras de necessidade especiais.

 

A solenidade de repasse do recurso aconteceu no final da tarde e contou com apresentações do Coral de Natal e da Banda Brasil formado por mães (coral) e pelos alunos da instituição. A verba é oriunda do Governo Federal, via Ministério da Educação, encaminhada para a Secretaria de Educação da Prefeitura de Corumbá

 

O prefeito corumbaense afirmou que é o ato, foi mais uma demonstração de carinho e respeito que ele tem pelo trabalho desenvolvido pela APAE em Corumbá. “Estou muito feliz em estar aqui, onde eu me sinto em casa”, destacou. “O recurso que está sendo disponibilizado, será aplicado em melhorias nas instalações, atendendo crianças e jovens que aqui frequentam”.

 

Ao se dirigir aos alunos, o prefeito lembrou que “ser diferente é ser normal. Temos que ter respeito pelas pessoas, por esses jovens que fazem a diferença, que trabalham, que tocam instrumentos”, observou, reforçando o seu compromisso com as crianças e jovens atendidos pela APAE, bem como com as pessoas que trabalham no local. “Esse é um momento para lembrarmos que temos que ter carinho e cuidado com essas pessoas”.

 

Durante seu discurso o prefeito Paulo Duarte fez um rápido balanço de 2014, considerando-o um ano de desafios que estão sendo superados. Como exemplo, citou o recapeamento das ruas centrais da cidade, serviço que será levado também para vias importantes da parte alta. “São obras de infraestrutura importantes para a população”, observou.

 

A educação é outro setor que está sendo beneficiada. “Iniciamos a climatização das escolas e creches e pretendemos concluir este projeto em 2014”, ressaltou, para em seguida lembrar do aumento de número de médicos, das construções e reformas de unidades de saúde, entre outros benefícios. “E vamos encerrar esta semana com a entrega das obras de reforma da rodoviária e, em 2014, vamos executar um projeto para dar cara nova à entrada da cidade”, lembrou.

 

De acordo com o presidente da APAE, Milton Carlos e Melo, a verba será destinada a em melhorias na APAE, como “custeio, manutenção e o desenvolvimento da educação especial. Vamos aplicar no material didático, na manutenção do transporte escolar, materiais de limpeza, higiene pessoal, mesas e cadeiras escolares para crianças de 06 a 08 anos, como também em computadores completos com software escolar, ventiladores e climatizadores”, explicou.

 

No final da cerimônia foi feita a entrega de certificados do curso de alimentação alternativa e de crochê. O evento foi encerrado com a chegada do Papai Noel que fez a entrega de presentes para os alunos da APAE.

 

A instituição

 

A Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE) atende aproximadamente 200 alunos que são atendidos por 60 profissionais, em dois turnos pela manhã, a instituição funciona como unidade educacional, oferecendo educação infantil e ensino fundamental de 1º e 2º ano. Além de oferecer atendimento clínico; tratamentos com psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, terapeutas ocupacionais e atendimento médico.