Prefeitura faz balanço e projeta Saúde Pública melhor ainda em 2014

Mais profissionais para atender a população e autossuficiência em medicamentos na farmácia pública foram duas conquistas destacadas pela secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, neste primeiro ano da administração do prefeito Paulo Duarte. O balanço foi apresentado na manhã dessa terça-feira, 17, em encontro que a titular da pasta está tendo com integrantes de sua equipe, responsáveis pelas mais  diferentes áreas, para avaliar e planejar o próximo ano.

 

“Cumprimos 80% do planejado para 2013 e queremos avançar mais no próximo ano, cumprindo assim, uma orientação do prefeito Paulo Duarte, que é propiciar atendimento digno e eficiente à população corumbaense”, revelou Dinaci. Segundo ela, o encontro com a equipe, que acontece durante todo o dia no auditório do Paço Municipal, é justamente para planejar 2014, além de projetar ações para 2015 e 2016.

 

A reunião conta também com a participação do médico, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista da Fiocruz no Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, bem com o do diretor do hospital de Corumbá, Cristiano Ribeiro Xavier, subsecretário de Saúde.

 

Na abertura do encontro, Dinaci agradeceu toda sua equipe pelo esforço e dedicação durante esse período e fez um pedido para que todos continuem se empenhando, ajudando a pensar, planejar, uma saúde pública melhor, visando um bom atendimento para a população corumbaense.

 

“Vocês foram importantes durante todo este primeiro ano e quero, de público, agradecer o empenho, o apoio de cada um”, destacou, para em seguida afirmar que o objetivo é continuar fazendo um bom trabalho para mostrar que “em Corumbá, o SUS dá certo”.

 

Dinaci explicou que 2013 foi um ano de desafios. “Superamos muitos e podemos afirmar que cumprimos 80% do que planejamos em janeiro. Um das nossas maiores conquistas foi a adesão ao programa Mais Médicos do Governo Federal, que possibilitou aumentar o número de profissionais nas unidades de saúde. Além disso, tivemos também a convocação de mais profissionais concursados, que também foi uma vitória”, avaliou.

 

Outro desafio apontado pela secretária foi com relação à disponibilização de medicamentos na farmácia pública. “Seguimos uma orientação do prefeito e, hoje, não há falta de medicamentos na rede. E vai melhorar mais ainda no próximo ano, com a criação da Relação de Medicamentos Municipal”, observou.

 

A meta agora é ampliar este quadro para, em 2014, disponibilizar médicos em todas as unidades, inclusive com a Estratégia de Saúde da Família, chegar a 100% da população alvo; colocar quatro novas unidades de saúde em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento Médico 24 Horas (UPA 24 Horas) do Bairro Guató; reformas e ampliações das unidades, além de equipamentos necessários para um perfeito funcionamento.

 

“Estamos fazendo uma avaliação e planejando 2014. A expectativa é melhorar ainda mais começando com um novo espaço, adequado, para o laboratório, a farmácia e o centro de fisioterapia, que deixarão o prédio do antigo mercadão, passando para um local apropriado, com toda infraestrutura, inclusive equipamentos modernos”, reforçou.