Prefeito decide recapear também a Cyríaco de Toledo na primeira etapa

O prefeito Paulo Duarte incluiu mais uma importante via urbana na primeira etapa do programa de recapeamento das ruas de Corumbá que estão recebendo uma nova capa asfáltica conhecida como CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), melhorando as condições de trafegabilidade e aumentando a vida útil do pavimento. Além das ruas centrais, o Chefe do Executivo corumbaense decidiu pavimentar também a Rua Cyríaco de Toledo, uma das principais artérias que liga o centro à região sul da cidade.

 

“Tomamos esta decisão para atender uma região com grande densidade populacional e pelo fato da Rua Cyríaco de Toledo ser uma das principais vias da parte alta, com tráfego intenso de veículos, por ser linha de ônibus e pelas atuais condições do pavimento”, observou Duarte.

 

O prefeito lembrou que a Cyríaco de Toledo é a principal via de acesso aos bairros da parte alta, entre eles a Nova Corumbá, um dos principais da região. “Passamos por esta rua no domingo. Já sabíamos que as condições do pavimento não são as melhores. A Cyríaco seria recapeada em uma outra etapa, mas resolvemos antecipar, alterando o cronograma da primeira etapa do programa de recapeamento que acontece com recursos próprios”, explicou.

 

No entanto, o Chefe do Executivo corumbaense deixou claro que a implantação do novo pavimento na Cyríaco tem uma condição: é preciso que os moradores corrijam um sério problema ao longo da rua, que é o despejo de água servida diretamente na via pública. “Isto causa sérios danos no pavimento asfáltico pelo fato da água servida conter produtos químicos. De nada adianta a Prefeitura investir recursos oriundos dos impostos que a própria população paga, recapeando uma rua importante e, em seguida, ser danificada em virtude do despejo de água servida”, ressaltou.

 

“Vamos implantar o novo pavimento. Mas, antes, os moradores devem corrigir este problema, fazendo a ligação à rede de esgoto que já passa pela via, para evitar que a água servida seja despejada diretamente na rua, como acontece hoje”, reforçou.

 

O prefeito inclusive confirmou que uma equipe de fiscalização do Código de Postura fará uma ação em toda a extensão da Cyríaco de Toledo, notificando os moradores que estejam cometendo este tipo de infração. Durante a ação da equipe do Código de Postura, serão fiscalizados também outros serviços que possam causar danos ao pavimento em cumprimento ao decreto nº 1.259, que dispõe sobre intervenções em bens públicos de uso comum dentro do Município de Corumbá.

 

O decreto, assinado em outubro por Duarte, dispõe sobre a execução de serviços na superfície, subsolo ou em espaço aéreo, como rede de abastecimento e distribuição de água; rede coletora de esgotos; rede de energia elétrica; rede de gás canalizado; rede de transmissão telefônica, de dados e de imagens; rede de telecomunicações e de TV a cabo, incluídas as redes digitais de serviços integrados.

 

Recapeamento

 

Em duas etapas e utilizando apenas recursos próprios, a Prefeitura de Corumbá está recuperando o pavimento de 58 quadras da área urbana. Só na primeira etapa do serviço iniciado em novembro, são R$ 3 milhões investidos nas principais vias do centro. Em algumas localidades, a mudança já pode ser observada e sentida pela população. É o caso da Rua América, da Colombo e da Antônio Maria Coelho, cujo próximo passo será a implantação de sinalização horizontal.