Novos membros do Conselho de Cultura serão eleitos durante encontro

A Fundação de Cultura de Corumbá e o Conselho Municipal de Cultura irão promover nesta 4ª feira, 18 de dezembro, o Encontro de Políticas Culturais. O evento objetiva reunir a classe cultural corumbaense para fazer o repasse de informações sobre as Políticas Culturais que estão sendo aplicadas atualmente, além de um breve balanço das ações do Conselho entre os anos de 2011 a 2013. O momento de encontro também será usado para a escolha dos novos membros do segmento não governamental para atuarem no Conselho Municipal de Cultura durante o biênio 2014-2015.

 

Finalizando seu mandato, o atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, José Gilberto Rozisca, chama atenção para que a classe cultural participe do encontro, e reforça o valor do evento.  “Um dos pontos mais importantes para esse encontro é justamente a eleição de novos conselheiros representantes da sociedade civil, ou seja, o segmento não governamental. A escolha democrática é uma prerrogativa do Ministério da Cultura, que já foi aplicada na primeira composição do nosso Conselho, e que será garantida efetivamente pela Fundação de Cultura nessa mudança de conselheiros”, destaca.

 

Ele aproveitou e fez um breve balanço das principais ações desencadeadas durante a primeira gestão do Conselho Municipal de Cultura. Segundo ele, o órgão se empenhou para o fortalecimento das políticas culturais locais, primeiramente lapidando o material advindo das discussões realizadas pela classe cultural entre 2010 e 2011, durante o processo de construção do Plano Municipal de Cultura, gerando assim o documento final, que se tornou lei em janeiro deste ano (Lei 2.294, de 07 de janeiro de 2013).

 

Rozisca citou ainda o fortalecimento da comunicação com diferentes setores culturais, o incentivo à participação nos momentos de discussão, tendo uma demonstração muito positiva na Conferência Intermunicipal de Cultura, realizada em junho, da qual saíram propostas tão consistentes que alcançaram a Conferência Nacional, ocorrida entre 27 de novembro e 1º de dezembro.

 

“Algumas informações repassaremos durante o encontro, mas de antemão desejamos que pessoas comprometidas com a luta da cultura desejem fazer parte do conselho. O conselheiro deve atuar sempre prensando no interesse coletivo, não apenas do setor que representa, mas de toda a classe cultural e, num plano maior, nos interesses da população do município como um todo”, disse ao destacar a participação da diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá e vice-prefeita, Márcia Rolon.

 

O Encontro acontecerá no auditório do Instituto Moinho Cultural, cujo prédio está localizado na rua Domingos Sahib, nº 300, Porto Geral, a partir das 17h30.