No Rachid Bardauil, lousa digital auxilia aprendizado das crianças

Nada de giz, quadro ou apagador. Os alunos da escola Municipal Integral Rachid Bardauil ganharam um ‘upgrade’ na rotina escolar: a lousa digital. Bem mais dinâmico e interativo, o recurso tecnológico tem sido um ótimo complemento no processo de alfabetização das crianças. “Antes, eu só conseguia escrever na letra bastão. Agora, já sei fazer também na forma cursiva”, contou o aluno do 2º ano A, Henrique da Silva Rodrigues, de 09 anos.

 

Com um software que permite buscar diferentes imagens para ilustrar, recortar ou aproximar uma figura, a lousa digital tem ajudado na compreensão de disciplinas como a matemática, uma das mais temidas por boa parte dos alunos. “Aprender a tabuada ficou mais fácil. Eu já consigo fazer continhas de multiplicar e de diminuir”, disse Andrei Siqueira Orta, de 09 anos, que completou dizendo que as aulas são bem mais divertidas. “Tá muito mais legal agora. E eu dou nota 100 pra essa lousa”, completou o menino.

 

Para Wilson Cesareti de Freitas, responsável pela sala de tecnologia, a lousa digital veio para agregar ainda mais o aprendizado dos alunos. “Nossas aulas ficaram bem mais valorizadas, dinâmicas e proveitosas. A gente nem sente o tempo passar”, contou ao explicar que todas as disciplinas são trabalhadas com a lousa digital. “O professor prepara sua aula, escolhe qual site quer trabalhar e o conteúdo que será passado. E eu fico aqui auxiliando eles e os alunos no manuseio com a lousa”, completou.

 

E como a lousa digital veio para facilitar o trabalho do professor, permitindo que ele faça melhor aquilo que já fazia com uma lousa comum, a educadora Marta Regina Pereira Rossatti, responsável pela turma do 2º ano A, compartilhou a experiência de trabalhar de forma diferenciada as práticas pedagógicas. “É muito mais atraente e eficaz para o aluno, além de ser uma ferramenta a mais, tornando o nosso trabalho ainda melhor”, destacou.

 

Feliz com mais essa conquista para a educação do Município de Corumbá, a diretora da escola, Gisele Tavares Bernal, reconhece que em três meses de uso da lousa digital, houve uma grande melhora no resultado de aprendizagem dos alunos. “Eles aprendem com muito mais entusiasmo, aumentando ainda mais a participam deles nas aulas”, observou.

 

Recurso

 

Adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), a lousa digital foi entregue em outubro a 12 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), o aparelho beneficiará um total de 10 mil crianças. A entrega foi feita pelo Prefeito Paulo Duarte, durante o lançamento do material de apoio didático pedagógico do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no mês de outubro.

 

O aparelho possui uma estrutura formada por um transmissor sem fio, com tecnologia bluetooth, que fica dentro do projetor interativo. A lousa digital ainda possui duas canetas digitais e cabos USB para recarga da bateria.